"Não pagaria para ver" consequências de prisão de Lula, diz senador do PT

Bernardo Barbosa

Do UOL, no Rio

Em 2 minutos, como foi o julgamento de Lula

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse nesta quinta-feira (25) em São Paulo que uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o impedimento de sua candidatura poderiam ter consequências "imprevisíveis" na sociedade. O líder petista foi condenado em segunda instância ontem, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a 12 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo caso do tríplex.

"Naturalmente que, hoje, a população brasileira, uma parte significativa, deposita suas esperanças no retorno de Lula para uma vida melhor. Então, são imprevisíveis as consequências. Eu não pagaria para ver", disse.

Leia também:

Costa participou, junto com parlamentares e dirigentes do PT, de uma reunião do comando do partido na capital paulista. O encontro foi antecedido por um discurso de Lula em que o ex-presidente acusou os desembargadores que o condenaram em segunda instância no caso do tríplex de terem feito um "cartel". 

A decisão judicial prevê que Lula pode ser preso depois que esgotados os recursos a que tem direito na própria segunda instância. No entanto, para o deputado Wadih Damous (PT-RJ), o entendimento adotado neste sentido pelo TRF-4 conflita até mesmo com o do STF (Supremo Tribunal Federal) que permite, mas não obriga, o início do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância.

"Essa súmula do TRF-4 é inconstitucional", disse Damous, que é advogado. 

Por sua vez, Luiz Marinho, pré-candidato do partido ao governo de São Paulo, disse que a eventual prisão de Lula "pode ser desejo de muita gente, mas não vão assistir."

Lula pode ser preso após condenação?

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos