Vice de Pedro Paulo diz que adversários combinaram perguntas em debate

  • Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press/Ag. O Globo

O líder isolado das pesquisas é Marcelo Crivella (PRB), mas a artilharia dos concorrentes à Prefeitura do Rio, no debate desta noite transmitido pela RedeTV!, se voltou para o candidato Pedro Paulo (PMDB), apoiado pelo prefeito Eduardo Paes. O pemedebista é o alvo preferencial e, como no primeiro debate da TV Bandeirantes, não conseguiu transformar realizações do governo, como a Olimpíada, em agenda positiva.

Pedro Paulo apareceu numericamente em terceiro lugar na pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Datafolha, ao lado de Jandira Feghali (PCdoB), com 8%, mas em empate técnico no segundo lugar com mais três candidatos: Marcelo Freixo (Psol), com 11%, Flávio Bolsonaro (PSC) e Índio da Costa (PSD), ambos com 6%. Crivella registrou 29%.

Com reduzido tempo para ultrapassar os adversários - faltam pouco mais de três semanas para o primeiro turno -, Pedro Paulo surgiu com uma fisionomia mais tensa do que no primeiro debate, quando estava sorridente.

Neste encontro, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que mudou a interpretação da nova legislação, Freixo pôde participar. O deputado estadual foi autor dos comentários mais virulentos contra Pedro Paulo, ao lado de Índio da Costa. Jandira aproveitou oportunidades para nacionalizar a discussão e criticar o "golpe" do governo Temer, mas foi mais contida. 

Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press / Ag. O Globo

No bloco onde houve confronto direto, Crivella e Freixo fizeram dobradinha para denunciar que o programa de governo de Pedro Paulo foi copiado do plano estratégico encomendado pela prefeitura à consultoria McKinsey, pelo preço de R$ 7 milhões.

Vice na chapa do pemedebista, a deputada estadual Cidinha Campos (PDT) levantou, no intervalo do segundo para o terceiro bloco, e se dirigiu à imprensa para reclamar que os adversários combinaram as perguntas para atacar Pedro Paulo. "É acintoso. No outro, foi mais discreto. Uma emissora que transmite programas religiosos não pode promover um debate com candidato evangélico (Crivella). Eles fingem que é democrático", disse.

Além da RedeTV!, o encontro é promovido pelo portal UOL, pela revista "Veja" e pelo Facebook. Participaram ainda do debate Carlos Osório (PSDB), Flavio Bolsonaro (PSC) e Alessandro Molon (Rede).

1º bloco do debate

2º bloco do debate

3º bloco do debate

4º bloco do debate

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos