Na TV, Crivella faz bate-papo com jovens e Freixo retoma slogan de Lula

Do UOL, no Rio

  • Montagem UOL

    Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) disputam o segundo turno no Rio

    Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) disputam o segundo turno no Rio

A propaganda eleitoral dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro que disputam o segundo turno voltou a ser exibida na TV na tarde desta segunda-feira (10) com Marcelo Crivella (PRB) em bate-papo com jovens eleitores, e Marcelo Freixo (PSOL) apresentando a mensagem de que "o amor vai vencer o medo", retomando o slogan usado na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2002 --"a esperança vai vencer o medo". Os candidatos optaram por não citar um ao outro.

Os programas, de dez minutos cada, foram veiculados a partir das 13h. Às 20h30, haverá outro bloco de 20 minutos, divididos igualmente entre os dois. O plano de mídia do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) também prevê a veiculação do horário político nas emissoras de rádio, nos mesmos moldes em relação à televisão, e mais 70 minutos de inserções diárias no rádio e na TV, sendo 35 para cada um.

O primeiro a aparecer neste segundo turno foi Crivella, o mais votado no pleito de 2 de outubro, com 27,78% dos votos válidos. Em quase todo o programa, o senador apareceu sentado ao lado do vice, Fernando Mac Dowell (PR), em uma casa alugada pela campanha no Joá, na zona oeste da cidade. "Eu quero agradecer a você, eleitor, que nos colocou em primeiro lugar", declarou o candidato. Mac Dowell, no entanto, não falou durante a propaganda.

Depois de dedicar o programa "aos jovens do Rio de Janeiro", o candidato do PRB deu início a uma sessão de perguntas e respostas com cariocas que estavam na locação. Na conversa, foram abordados temas como comércio informal, o papel da Guarda Municipal, empreendedorismo, além de críticas ao governo do PMDB, partido do atual prefeito, Eduardo Paes.

Uma narração em off finalizou o bloco dizendo Crivella sabe que "o jovem enfrenta problemas reais". O programa foi concluído com o jingle da campanha e imagens do senador em atos públicos.

Veja a íntegra do programa de Crivella

Já Freixo, que obteve 18,26% dos votos válidos no primeiro turno, iniciou sua propaganda eleitoral com imagens dele dirigindo e falando sobre a expectativa para a eleição no dia da votação. Em seguida, apareceram imagens do comício de comemoração do resultado das urnas, na Lapa, centro da cidade. Com 11 segundos em cada bloco na primeira parte da campanha, ele frisou que agora teria tempo para mostrar seu programa de governo, e usou o programa para apresentar parte da sua biografia, narrada pelo ator Wagner Moura.

A mensagem "menos ódio, menos raiva, menos medo" apareceu no começo da propaganda e reapareceu em falas do candidato outras duas vezes --"a gente vai vencer o medo". O programa exibiu ainda um vídeo que já havia sido divulgado nas redes sociais do candidato, mostrando especialistas que participaram da formulação do seu plano de governo, entre eles o ex-comandante da Polícia Militar do Rio, o coronel reformado Íbis Silva. "Governar é possível", reforçou.

O programa terminou exibindo o clipe do jingle da campanha, de pouco mais de dois minutos, cantado por diversos artistas, entre eles os cantores Chico Buarque, Caetano Veloso e Teresa Cristina.

Veja a íntegra do programa de Freixo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos