"Cidade não está à venda", diz Fernando Haddad em ato na Paulista

Bernardo Barbosa*

Do UOL, em São Paulo

  • Nelson Antoine/FramePhoto/Estadão Conteúdo

    Prefeito Fernando Haddad (PT) é saudado pelo público em manifestação a seu favor na avenida Paulista

    Prefeito Fernando Haddad (PT) é saudado pelo público em manifestação a seu favor na avenida Paulista

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que a cidade "não está à venda", em manifestação na tarde deste domingo (9), na avenida Paulista, convocada para homenageá-lo antes de sua saída da Prefeitura de São Paulo. "A gente transformou as ruas de São Paulo em nossa moradia", disse o prefeito, que perdeu as eleições para o candidato João Doria (PSDB). 

As centenas de pessoas que participaram do ato o saudaram com gritos de "Haddad governador". As pessoas também desenharam corações coloridos na avenida usando giz, alguns com a inscrição "valeu, Haddad".

Nelson Antoine/FramePhoto/Estadão Conteúdo

A manifestação é realizada uma semana após Haddad perder a reeleição em primeiro turno para Doria. O tucano foi eleito com 53,29% dos votos válidos, contra 16,7% para o petista. Ao afirmar que São Paulo não está "à venda", Haddad faz uma crítica direta a seu adversário que prometeu a concessão ou privatização de parques e outros espaços como Anhembi, Pacaembu e Interlagos.

O prefeito afirmou que o ato é "uma festa inédita em São Paulo, uma semana depois de uma suposta derrota".

"Independente de quem estiver no cargo de prefeito, essa cidade não vai deixar de ser das pessoas", afirmou. "Essa cidade tem dono e o dono são essas pessoas aqui".

Bernardo Barbosa/UOL
Vereador mais votado em São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) foi saudado pelo público

Haddad estava acompanhado de Gabriel Chalita (PDT), que foi candidato a vice em sua chapa, e do vereador eleito com mais votos na eleição municipal, Eduardo Suplicy (PT), que também foi muito assediado pelo público. 

Em seu discurso, Suplicy disse esperar que Doria aceite o convite para conversar com os participantes dos programas De Braços Abertos, voltado para a recuperação de dependentes do crack, e Transcidadania, para a reinserção social de cidadãos travestis e transexuais, antes de decidir acabar com as iniciativas. O vereador eleito terminou sua fala cantando as músicas "Homem na Estrada", dos Racionais MCs, e "Blowin' In The Wind", de Bob Dylan. 

O evento foi convocado pelas redes sociais. Em sua página do Facebook, 34 mil pessoas confirmaram presença até o final da manhã deste domingo.

*Colaborou Ricardo Marchesan

Após 1ª reunião, Haddad e Doria destacam transição "republicana"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos