Freixo alfineta Band e diz ter sido vetado no 1º debate das eleições

Do UOL, em São Paulo

No primeiro debate entre candidatos a prefeito no Rio de Janeiro no segundo turno das eleições municipais, Marcelo Freixo (PSOL) alfinetou a Band, dizendo que foi "vetado" no primeiro encontro que a emissora realizou durante o primeiro turno. O comentário repercutiu imediatamente nas redes sociais.

Ao ser perguntado sobre qual seria a sua primeira medida como prefeito do Rio se eleito, Freixo começou a resposta agradecendo a emissora, mas em seguida lembrou a sua ausência no debate do primeiro turno. "Dessa vez eu posso estar presente, no primeiro turno eu não pude, fui vetado, mas fui para praça pública", disse. Até a publicação desta reportagem, a emissora não havia se pronunciado no próprio debate sobre o comentário do candidato do PSOL.

Freixo não foi convidado para o evento porque a participação de candidatos de partidos pequenos em debates políticos em rádio e televisão não era obrigatória. O STF (Supremo Tribunal Federal) liberou a participação desses candidatos apenas em 25 de agosto, desde que convidados pela realizadora do evento. Assim, as emissoras ficaram obrigadas a chamar os candidatos com, no mínimo, dez deputados na Câmara, e poderiam optar por convidar "nanicos" --e os outros candidatos não poderiam excluí-los.

Fora do primeiro encontro, o candidato do PSOL reuniu eleitores na Cinelândia e respondeu às perguntas feitas no debate, que era transmitido no telão. O evento reuniu cerca de 2.000 pessoas.

O episódio remete a outro embate que virou meme, protagonizado pela candidata do PC do B Jandira Feghali, no último debate do primeiro turno, realizado pela TV Globo. Durante sua primeira resposta, a candidata falou que a emissora "apoiou o golpe contra a democracia", em referência ao impeachment de Dilma Rousseff. Ela foi repreendida posteriormente pela apresentadora Ana Paula Araújo.

A alfinetada foi comentada por eleitores cariocas no Twitter:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos