Apostando na fama do juiz, "Moros" fracassam nas eleições do Paraná

Rafael Moro Martins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

  • Arte UOL

    Ano Moro (PDT) e Sergio Moro (PSD)

    Ano Moro (PDT) e Sergio Moro (PSD)

Curitiba aplaudiu ontem (2) o juiz federal Sérgio Moro em seu local de votação, mas não deu bola ao homônimo dele que buscou uma vaga na Câmara Municipal. Sergio Moro Harger (PSD), ou apenas Sergio Moro, na urna, amealhou apenas 175 votos.

Na vizinha São José dos Pinhais, onde fica o aeroporto internacional Afonso Pena, Sérgio Moro (PP) foi ainda pior --só 94 eleitores optaram por ele para uma vaga no Legislativo da cidade.

Harger, 35, que dissera ter tido convites de "cinco ou seis partidos" para disputar a eleição por conta do nome famoso, foi candidato pela primeira vez. Ao UOL, antes da eleição, dissera que o nome era "uma força, um referencial".

Ele é empresário, proprietário de uma loja de conveniências na cidade. Pode ser visto, no Youtube, em entrevistas a um programa de televisão local, gravadas em 2012, falando como "conselheiro masculino para mulheres".

Em São José dos Pinhais, a fama do juiz animou o funcionário público Sérgio Roberto Moro, 66, a ser candidato pela primeira vez, embora seja filiado a partidos políticos há mais de 20 anos. "Ele (o juiz) é uma pessoa muito bem falada. Pode ajudar [a angariar votos] sim", animava-se, antes do pleito.

João Cristiano Moro (PRP) e a jornalista Ana Lucia Leite Moro Vieira (PDT) --na urna, apresentados como Moro e Ana Moro-- também ficaram sem uma vaga na Câmara de Curitiba. Receberam 1.718 e 788 votos, respectivamente.

Em Maringá (436 km a noroeste de Curitiba), cidade onde nasceu o juiz da Lava Jato, o comerciante Ari Domingos Moro (PRP), 52, também fracassou na busca por uma cadeira de vereador. Recebeu 119 votos.

"Muita gente pergunta se sou parente do juiz. Digo que ainda não sei. Espero que o nome ajude um pouco [nas urnas]", disse antes dos resultados.

O sobrenome Moro é comum no Paraná. Veio para o Brasil com imigrantes – italianos do norte do país, principalmente, mas também espanhóis e portugueses. Procurado, via assessoria, para comentar as candidaturas de seus homônimos, o juiz federal Sérgio Moro não se manifestou.

Aliado de Cunha, filho de político preso, mãe de Safadão: eles se elegeram

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos