Zenaldo (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) disputam o 2º turno em Belém

Marcos Sergio Silva

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

    A partir da esq., o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL), que concorrem à Prefeitura de Belém

    A partir da esq., o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL), que concorrem à Prefeitura de Belém

O atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), 55, e o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), 59, disputarão o segundo turno das eleições pela Prefeitura de Belém (PA). A disputa foi decidida nos últimos dias, com o tucano superando na reta final o candidato do PSD, o deputado federal Éder Mauro, e assumindo o primeiro lugar.

Com 100% das urnas apuradas, Zenaldo obteve 31,02% dos votos válidos contra 29,5% de Edmilson. Éder Mauro (PSD) terminou em terceiro com 16,53%.

Fundador do PSOL, Rodrigues tenta o terceiro mandato como prefeito (foi eleito pelo PT em 1996 e reeleito em 2000). Candidato novamente em 2012, perdeu no segundo turno para Zenaldo Coutinho, obtendo 43,39% dos votos. Neste ano, surgiu coligado com PDT, PPL e PV.

Zenaldo foi ajudado pela extensa coligação de 15 partidos, que lhe rendeu o tempo total de cerca de 15 minutos de horário eleitoral por dia. Edmilson e Éder Mauro tiveram tempos de TV de cerca de 3 minutos cada um.

Desde que a reeleição foi permitida para cargos majoritários, Belém sempre reelegeu seus prefeitos --Edmilson Rodrigues foi reeleito em 2000, e Duciomar Costa, seu sucessor, em 2008.

Zenaldo, no entanto, teve a administração bastante atacada por seus adversários no primeiro turno, sustentados por índices altos de rejeição ao candidato da situação. Pesquisa divulgada em setembro pelo Ibope mostrou que apenas 17% dos eleitores de Belém consideravam a administração de Zenaldo Coutinho ótima ou boa, com aprovação de 33%. O percentual de ótimo e bom do governador Simão Jatene, também do PSDB, era um pouco maior: 20%.

Na história, apenas em 1992 um candidato conseguiu ser eleito em apenas um turno, desde a instituição desse modelo de votação, na eleição presidencial de 1989. Na ocasião, Hélio Gueiros, do então PFL (atual DEM), venceu já no primeiro escrutínio.

A capital paraense tem 1,4 milhão de habitantes e é a segunda mais populosa da região Norte, atrás de Manaus. O orçamento previsto para 2017 é de cerca de R$ 3 bilhões, de acordo com a proposta enviada para a Câmara pelo atual prefeito.

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos