ACM Neto (DEM) é reeleito prefeito de Salvador no primeiro turno

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

    ACM Neto (centro) vence no primeiro turno e se reelege prefeito de Salvador

    ACM Neto (centro) vence no primeiro turno e se reelege prefeito de Salvador

ACM Neto (DEM) foi reeleito para a Prefeitura de Salvador. Ele venceu no primeiro turno com uma larga vantagem em relação à segunda colocada, Alice Portugal (PCdoB), 57. Com quase 92% das urnas apuradas, ACM Neto tinha 74% dos votos, seguido por Alice Portugal com 14,7%.

A vitória do jovem político de 37 anos reflete seus índices de popularidade no comando da capital baiana. Nas redes sociais, ACM Neto agradeceu os votos recebidos. "Quero agradecer cada um de vocês, não posso descrever a emoção que sinto nesse momento. Quero dividir esse sentimento com cada pessoa que acreditou na nossa luta, na nossa caminhada, que nos acompanhou nessa campanha e nos ajudou a chegar até aqui. Não é uma vitória minha, é do povo de Salvador", disse o prefeito reeleito no Facebook.

O resultado confirmou pesquisa Ibope divulgada no sábado (1º), que mostrou ACM Neto com 73% dos votos válidos. Na segunda posição, aparecia Alice Portugal (PCdoB), com 16%, seguida por Pastor Sargento Isidório (PDT), com 9%. Cláudio Silva (PP) e Da Luz (PRTB) tinham ambos 1%. Fábio Nogueira (PSOL) e Célia Sacramento (PPL) não tinham pontuado.

Pupilo político de seu avô Antônio Carlos Magalhães, um dos principais nomes da política baiana, ACM Neto iniciou sua carreira na Câmara dos Deputados, em Brasília, aos 24 anos. Exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal antes de assumir a prefeitura pela primeira vez, em 2012, quando foi eleito por 53% dos votos no segundo turno.

Neste pleito, ACM veio apoiado por uma coligação de 15 partidos: DEM, PMDB, PSDB, PV, PPS, PRB, Solidariedade, PT do B, PTB, PHS, PSC, PTC, PEN, PMB e PSDC.

A eleição deste ano em Salvador foi marcada por uma guerra de liminares. Tudo começou quando Alice Portugal publicou no Facebook uma foto de ACM Neto ao lado de Michel Temer (PMDB) e escreveu: "se você não vota em quem apoia o golpe, compartilhe". Os advogados do democrata acionaram a Justiça, que determinou a retirada da postagem.

Mais tarde, o TRE também obrigou a comunista a retirar as palavras "golpe" e "golpista" --em referência a ACM Neto-- de suas peças de campanha.

ACM Neto terá mais quatro anos para comandar Salvador, cidade de 2,9 milhões de habitantes, com PIB de R$ 36 bilhões (segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2010).

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos