Salvador: Ibope traz ACM Neto reeleito no 1º turno, com 73%; Alice tem 16%

Do UOL, no Rio

  • Edilson Lima/Agência A Tarde/Folhapress

    O prefeito ACM Neto (DEM) concorre à reeleição e aparece com 73% dos votos válidos

    O prefeito ACM Neto (DEM) concorre à reeleição e aparece com 73% dos votos válidos

Candidato a reeleição em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) aparece em primeiro lugar isolado, com 73% dos votos válidos, e seria reeleito no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (1º), a um dia das eleições municipais. Os votos válidos não levam em conta os votos brancos, nulos e de eleitores indecisos.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Na segunda posição, aparece Alice Portugal (PCdoB), com 16%, seguida por Pastor Sargento Isidório (PDT), com 9%. Cláudio Silva (PP) e Da Luz (PRTB) aparecem ambos com 1%. Fábio Nogueira (PSOL) Célia Sacramento (PPL) não pontuaram.

Considerando-se também os votos brancos e nulos (6%) e os eleitores indecisos (4%), ACM Neto aparece com 65%, Alice Portugal com 15% e Pastor Isidório com 8%. Cláudio Silva e Da Luz têm 1% cada. Fábio Nogueira e Célia Sacramento não chegaram a pontuar.

O Ibope ouviu 805 pessoas entre os dias 27 e 30 de setembro. A pesquisa foi inscrita na Justiça Eleitoral sob o número BA-02237/2016. O nível de confiança do levantamento é estimado em 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado.

A pesquisa mais recente do instituto havia sido divulgada no dia 19 de setembro, e mostrava ACM Neto com 69%, Alice Portugal com 12%, Pastor Isidório com 7% e Nogueira com 1%. Da Luz, Célia Sacramento e Cláudio Silva não haviam pontuado. Brancos e nulos representavam 8% das intenções de voto e 3% dos entrevistados não sabiam ou não responderam.

Último dia de campanha

Neste sábado, ACM Neto fez duas carreatas na capital baiana: a primeira na orla, entre Ondina e Itapuã, e a segundo no subúrbio.

A candidata do PCdoB adotou a mesma estratégia, com uma carreata pela manhã, em Cajazeiras, e outra à tarde, na Liberdade.

Sargento Isidório participou de uma caravana no subúrbio Ferroviário, pela manhã. Fábio Nogueira fez uma carreata no Campo Grande.

Candidatos de igreja evangélica compram votos em troca de bênção em Feira de Santana

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos