Conheça os candidatos à Prefeitura de Fortaleza e suas propostas

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Arte/UOL

    Os candidatos Luizianne Lins (PT), Roberto Claudio (PDT) e Capitão Wagner (PR)

    Os candidatos Luizianne Lins (PT), Roberto Claudio (PDT) e Capitão Wagner (PR)

Na disputada campanha para eleição municipal de Fortaleza, quinta cidade mais populosa do país, com 2,6 milhões de habitantes, temas como violência e trânsito foram recorrentes. 

Afinal ela é a capital com maior índice de homicídios do país, segundo o Mapa da Violência 2016, e tem o quarto pior índice de tráfego intenso entre as capitais, com 48% das vias congestionadas em horários de pico, segundo levantamento da empresa de Tráfego Tom Tom.

Além desses temas, saúde e educação também foram assuntos recorrentes em uma campanha que acabou se polarizando nas últimas semanas entre o prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Roberto Claudio (PDT), e o deputado estadual Capitão Wagner (PR). A ex-prefeita Luizianne Lins (PT), que era cotada para ir ao segundo turno, acabou caindo nas últimas pesquisas.

No levantamento feito pela Datafolha, do dia 24 de setembro, Roberto Cláudio tinha 34% das intenções de votos; Capitão Wagner, 28%, e Luizianne Lins, 15%.

O UOL elencou algumas das principais propostas dos três candidatos com melhor posição nas pesquisas sobre esses temas. A seguir, conheça melhor cada um dos candidatos e suas ideias para a capital cearense.

Roberto Cláudio (PDT)

Reprodução/Facebook
O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, durante a homologação na convenção do PDT

O médico Roberto Cláudio, 41, é o atual prefeito de Fortaleza e tenta a reeleição. Ele tem como padrinhos políticos os ex-governadores Ciro e Cid Gomes (ambos do PDT), que os lançaram na política.

 

Ele começou na política em 2006, sendo eleito deputado estadual. Quatro anos depois, foi reeleito e em 2011 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa por unanimidade. Deixou o cargo para disputar a eleição que o tornou prefeito de Fortaleza.

A campanha do candidato é a mais cara entre os postulantes à prefeitura da cidade (com mais de R$ 6 milhões investidos, segundo dados parciais) e tem como base apresentar as realizações dos seus três primeiros anos e meio à frente da gestão municipal.

Conheça as propostas de Roberto Cláudio

Segurança

Na segurança, como prefeito, afirma que contratou 1.000 agentes e dobrou o efetivo da Guarda Municipal. Promete agora efetivar outros 500 guardas, que já estão treinados, e contratar outros 500 agentes para implantar um novo esquema de segurança, com postos de vigilância nas praças e nos bairros de Fortaleza. Quer também articular parcerias entre as esferas municipal, estadual e federal e melhor o relacionamento dos guardas municipais com a sociedade.

Mobilidade

O programa do governo tem destacado que pretende investir alto na mobilidade. A meta apresentada é fazer mais 130 quilômetros de corredores e faixas exclusivas para ônibus e implantar mais 150 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, com cerca de 130 estações de bicicletas. Promete também que toda frota de ônibus terá ar-condicionado e internet sem fio.

Saúde

Roberto Claudio promete concluir o segundo hospital de emergência, com 203 novos leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Centro Cirúrgico. Também diz que vai entregar mais quatro policlínicas para consultas especializadas e exames.

Educação

Caso eleito, segundo o plano do candidato, Fortaleza deverá abrir mais 6 mil vagas em creches, com mais unidades. O prefeito promete ainda expandir o atendimento em tempo integral, com mais 20 escolas.
Conheça o plano de governo apresentado pelo prefeito ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no site do tribunal e mais alguns detalhes de suas propostas no site de sua campanha.
 

Capitão Wagner (PR)

Reprodução/Facebook
O deputado estadual capitão Wagner durante o anúncio de sua candidatura a prefeito de Fortaleza

Aos 36 anos, o paulista Wagner Sousa Gomes tem uma carreira política relativamente nova, com liderança destacada nas associações militares. Foi ele quem comandou movimentos importantes como a greve da Polícia Militar em 2012.

Sua primeira candidatura ocorreu em 2010 a uma vaga de deputado estadual, mas não se elegeu. Dois anos depois, foi eleito como o mais votado vereador de Fortaleza. Em 2014, elegeu-se deputado estadual, sendo novamente o mais votado --com 194 mil votos-- o que o credenciou para a disputa da prefeitura. Tem um discurso baseado na política de segurança pública, apontado por ele, como problema número 1 da capital.

Conheça as propostas de Capitão Wagner

Segurança

A segurança foi adotada com principal plataforma do candidato. Entre as propostas, está ampliar o efetivo da Guarda Municipal --com a convocação imediata de todos os candidatos do último concurso; treinar e armar os guardas para realizarem "atividades de policiamento externo". Também quer criar centros integrados de segurança.

Educação

O capitão prometeu construir novas creches em tempo integral, especialmente nos bairros mais populosos e pobres; melhorar a política de inclusão dos alunos com deficiência e assegurar a acessibilidade em todos as escolas da rede municipal. Pretende também duplicar a oferta de vagas de ensino em tempo integral e dar oportunidade de professores realizarem cursos de pós-graduação. Outra promessa é introduzir a disciplina de arte e cultura e implantar um programa de ensino de inglês na rede de ensino municipal.

Saúde

Na área, Capitão Wagner diz que vai acabar com as indicações políticas e usar critérios técnicos para a escolha dos gestores das unidades de saúde. Promete também informatizar toda rede de saúde e reavaliar o modelo de gestão da saúde –atualmente feito por meio de Organizações Sociais. Quer também ampliar os serviços do Samu, a quantidade de médicos nos CAPS e as equipes de saúde da família. Mutirões também devem ser feitos para diminuir as filas de espera.

Mobilidade

As propostas do militar são: expandir as ciclovias, ciclofaixas, corredores e faixas exclusivas de ônibus. Quer também abrir e duplicar vias e instalar câmeras de monitoramento de trânsito no transporte público coletivo. As calçadas também devem ser padronizadas e requalificadas, segundo a promessa do candidato.

Conheça o plano de governo apresentado pelo candidato ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no site do tribunal e mais alguns detalhes de suas propostas no site de sua campanha.

Luizianne Lins (PT)

Reprodução/Facebook
A candidata Luizianne Lins durante a homologação de sua candidatura que teve a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A jornalista e professora universitária Luizianne Lins, 47, foi prefeita de Fortaleza por duas vezes: eleita em 2004 e reeleita em 2008. Antes disso, em 1996, foi eleita a vereadora mais votada da capital cearense e em 2002 tornou-se deputada estadual. Em 2014, ganhou uma vaga de deputada federal.

A campanha da petista foca em comparar números das gestões dela com a atual do prefeito e candidato à reeleição Roberto Claudio.

Conheça as propostas de Luizianne Lins

Saúde

Na área da saúde, promete ampliar as equipes de PSF (Programa de Saúde da Família) e retornar com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família e com os consultórios de rua. Ela quer ainda implantar o Sistema Integrado de Compras de Medicamentos, uma central de marcação de consultas on-line, um centro de diagnóstico municipal e zerar fila dos exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero. Entre as políticas públicas, afirma que vai criar o Programa Idoso Saudável.

Mobilidade

A ex-prefeita afirma que vai construir, ampliar e integrar 100 km de ciclovias e ciclofaixas e integrar o sistema de transporte de ônibus, vans, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ciclístico e o metrô. Além disso, diz que vai baratear a passagem de ônibus, garantir gratuidade a deficientes e acompanhantes e criar a tarifa social para sábados e domingos. Assim como Roberto Claudio, diz que a frota será 100% com ar-condicionado e internet.

Segurança

Luizianne afirma que vai chamar a população para criar um Plano de Segurança Pública. Para isso, quer mapear a violência de Fortaleza por áreas e ter um diagnóstico de onde ocorrem crimes. Ela pretende implantar uma central de informações e inteligência, com câmeras de vigilância. Também prometeu criar o programa "Escola Segura", colocando assim a guarda comunitária nas escolas.

Educação

As propostas de Luizianne prometem dar mais assistência aos alunos, que passarão a ter tablets e acesso a curso pré-vestibular. Para ter mais recursos, promete aplicar 100% do precatório do antigo Fundef na educação pública. Também pretende ampliar acesso a creches em tempo integral e criar o programa "Fortaleza Alfabetizada" e um centro de formação para os profissionais da educação. 

Conheça o plano de governo apresentado pela candidata ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no site do tribunal e mais alguns detalhes de suas propostas no site de sua campanha.

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos