Veja como foi a estratégia dos candidatos de SP no último dia de TV

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo usaram o último dia de horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, nesta quinta-feira (29), para enaltecer suas biografias, se defender e atacar adversários.

O candidato do PSDB, João Doria, líder nas intenções de voto segundo as últimas pesquisas, frisou durante boa parte de seu programa que não é político, mas um "administrador, gestor", como já havia feito em outras oportunidades no horário eleitoral.

Doria ainda apresentou depoimentos de eleitores citando o fato de ele ser administrador como uma qualidade. Por fim, ele agradeceu os eleitores pelo "carinho, apoio e confiança".

Doria enaltece sua biografia no horário eleitoral

Apresentados quase um após o outro, os programas de Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB) estiveram unidos por defesas e acusações. A senadora falou que há candidatos que tentam "reescrever sua história". "Alguns adversários me atacam com mentiras", disse Marta. 

A senadora também usou sua primeira passagem pela prefeitura como argumento para convencer os eleitores. "Vou usar minha experiência e meu coração para fazer as mudanças". Lembrando o último dia de campanha, a candidata agradeceu os eleitores e disse que fez uma "campanha transparente, trazendo propostas realistas".

Marta lembra sua primeira passagem pela Prefeitura de SP

Poucos segundos depois, o programa de Russomanno aproveitou o espaço para se defender de anúncios feitos por Marta sobre o bar do qual o deputado federal era sócio em Brasília e fechou no início de agosto, deixando 82 trabalhadores sem emprego.

"Adversários apelam quando acabam as chances de vitória. Foi o que aconteceu com a Marta", disse uma atriz. Ela ainda disse que o bar fechou por conta da crise econômica do Brasil e ligou Marta ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff e ao deputado cassado Eduardo Cunha, do PMDB, mesmo partido da senadora. No fim, a mensagem passada pela campanha foi de que "a inteligência vence a violência".

Russomanno usa horário eleitoral para se defender de acusações

O atual prefeito e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), apresentou uma eleitora elogiando a política educacional da gestão do petista. Seu candidato a vice, Gabriel Chalita (PDT), ressaltou que Haddad abriu vagas em creche. "Todas elas na periferia", disse.

A campanha ainda falou sobre propostas, como a conclusão de hospitais, a implantação do ensino técnico em escolas da cidade, e colocar iluminação de LED em toda a cidade.

Programa de Haddad cita feitos na política educacional

Luiza Erundina (PSOL) solicitou apoio lembrando que "existem pessoas que valem a pena". Major Olímpio (Solidariedade) e João Bico (PSDC) falaram rapidamente sobre propostas. Ricardo Young (Rede) usou a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva para pedir voto. Levy Fidelix (PRTB) criticou os "radares de Haddad" mais uma vez. O PSTU e o PCO mal mostraram seus candidatos, Altino de Melo e Henrique Áreas de Araújo, respectivamente.

Despedida do rádio

Na propaganda eleitoral veiculada pelas rádios, os programas foram os mesmos nos dois horários: às 7h e às 12h. Dos 11 candidatos, apenas Marta e Russomanno fizeram referência de que, nesta quinta, se encerrava o horário eleitoral.

A candidata do PMDB usou seu espaço para reforçar que, fora do PT, seu número não é mais o 13. "Agora, meu número é 15. Anota aí: 15", disse a candidata. Já Russomanno agradeceu o carinho durante a campanha e pediu: "para estar no segundo turno, preciso do seu voto".

Sem referência direta ao fim do horário eleitoral, Haddad disse na rádio que, "até domingo, a bola está rolando". Segundo as últimas pesquisas Datafolha e Ibope, o atual prefeito estaria fora do segundo turno.

Doria apresentou uma pequena biografia e falou que era "um candidato rico, não dos ricos".

Entre os outros sete candidatos, Erundina e Young preferiram usar jingles para lembrar o eleitor de seus números. Nos poucos segundos que tinham, Olímpio e Bico apresentaram propostas. Fidelix criticou Haddad. Já o espaço de Altino teve uma campanha, assim como na televisão, de "fora, Temer; fora todos eles". A propaganda de Áreas, do PCO, não foi veiculada.

Veja a evolução dos números das pesquisas do Datafolha:

Veja a evolução dos números das pesquisas do Ibope:

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