Confrontos levam Justiça a encerrar campanha mais cedo em cidades de AL

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL em Maceió

As brigas e ameaças de morte levaram a Justiça Eleitoral a proibir o prosseguimento da campanha eleitoral em três municípios de Alagoas. A decisão atinge Campestre, Colônia Leopoldina e Novo Lino, que compõem a 24ª Zona Eleitoral. A partir desta terça-feira (27) estão vetados atos e grandes reuniões públicas.

No último fim de semana, houve confronto em duas das três cidades. Em Novo Lino, uma briga generalizada ocorreu durante uma caminhada. Imagens gravadas de um celular mostram a confusão durante uma caminhada e revelam até a presença de um homem armado. O fato ocorreu no sábado (24) e deixou pessoas feridas, mas sem gravidade.

Uma outra confusão com um homem armado com uma faca, durante um comício em Colônia Leopoldina, também foi registrado e elevou o clima de tensão na cidade vizinha.

Segundo o promotor da Zona Eleitoral, Delfino Costa Neto, diante do cenário de disputa acalorado, o MP (Ministério Público Estadual); o juiz da zona, Gilvan Oliveira; e alguns candidatos dos municípios chegaram à decisão de suspender a campanha eleitoral para evitar "um campo de guerra".

"A gente resolveu interromper antes que a violência se alastrasse, até porque a força policial é muito pequena nessas cidades. Há um baixo efetivo, que só terá condição apenas de tomar conta das urnas no dia da votação. Pedimos reforço policial, haja vista que não há tempo mais para pedir tropas federais", disse.

Segundo a Polícia Militar, haverá reforço em todas as cidades em que há acirramento da campanha eleitoral. O plano de segurança prevê que 5,4 mil policiais vão fazer a segurança no Estado.

Delfino Neto afirmou que somente estão permitidas caminhadas para corpo a corpo dos candidatos com os eleitores, mas sem aglomerações. Até mesmo os tradicionais carros de som do interior estão proibidos de circular.

"Apenas um dos candidatos de Novo Lino não aceitou e deve recorrer, mas estamos confiantes que o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] não vai mudar essa decisão para segurança de todos", completou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos