Mão Santa "requenta" vídeo de 2012 em que Temer pede votos a ele no Piauí

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

O ex-senador piauiense Mão Santa (SD) divulgou em suas redes sociais neste final de semana um vídeo com uma fala do presidente Michel Temer pedindo votos para sua candidatura a prefeito de Parnaíba. O detalhe é que o vídeo é requentado e, na verdade, foi gravado em 2012, quando Mão Santa foi candidato derrotado ao mesmo cargo.

"Eu conheço o Mão Santa há muito tempo. Como governador, senador pode demonstrar a seu Estado e ao país suas qualificações profissionais e administrativas, gerindo seu Estado e representando o seu Estado com muita grandeza. Mas você também ganhará um prefeito extraordinário a administrar o desenvolvimento de Parnaíba. Por isso lhe peço, vote Mão Santa", diz Temer no vídeo, que foi postado como sendo atual e coloca na legenda "presidente da República" ao referir-se a Temer.

Além do vídeo, Mão Santa também afirma em sua página no Facebook que Temer o apoiaria e já teria informado que iria ajudá-lo com recursos, caso seja eleito. Em uma das postagens, diz que "com ajuda de Michel Temer, que assegurou enviar recursos para ajudar mão santa reconstruir a cidade de Parnaíba."

Mão Santa é candidato à prefeitura de Parnaíba pela terceira vez. Foi eleito prefeito e governou entre 1989 e 1992. Em 2012, pelo PSC, acabou derrotado pelo candidato Floriano (PT), que tenta este ano a reeleição.

Mão Santa também foi governador do Piauí entre 1995 a 2001, pelo PMDB, quando teve o mandato cassado. Em 2002, ainda pelo partido, foi eleito senador e ficou na Casa de 2003 a 2010, quando se tornou conhecido pelos discursos de oposição ao ex-presidente Lula.

Procurada pelo UOL, a assessoria de Michel Temer informou que o presidente não gravou para vídeo para nenhum candidato este ano e garantiu que a publicação é antiga.

Ainda segundo a assessoria, nesta segunda-feira Temer retorna de viagem de China e não poderia ser contatado a respeito da autorização ou não para a publicação do vídeo na campanha deste ano.

Nesta segunda-feira, o jornal "O Estado de S. Paulo" informou que Temer deve manter distância dos palanques e campanhas nesta eleição. "A tese oficial do Palácio do Planalto é a de que a base partidária do governo é tão ampla que qualquer apoio poderia melindrar outros postulantes de legendas aliadas", diz a reportagem.

Também procurada, a assessora do candidato e representante do SD em Parnaíba --que não deu o nome e se identificou apenas como "mulher de Mão Santa"-- não respondeu aos questionamentos e bloqueou o número da reportagem no aplicativo WhatsApp ao ser informada sobre o que se tratava o contato. Também não atendeu, nem retornou as ligações feitas em seguida.

O UOL também procurou contato pelo Facebook do candidato, mas não houve retorno até a publicação desse texto.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos