Menos que o Enéas: candidata do PSTU à prefeitura de BH terá 5 s de TV

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Divulgação

    Vanessa Portugal terá tempo três vezes inferior ao que teve Enéas Carneiro em 1989

    Vanessa Portugal terá tempo três vezes inferior ao que teve Enéas Carneiro em 1989

Somente quatro dos onze candidatos à prefeitura de Belo Horizonte (MG) terão mais de um minuto de tempo de rádio e TV para propaganda eleitoral.

A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, que disputa o cargo pela quarta vez, terá 5 segundos em 26 inserções nessas mídias, tempo três vezes inferior ao que teve nas eleições presidenciais de 1989 o ex-deputado Enéas Carneiro (1938-2007).

O candidato ficou famoso à época com o bordão "Meu nome é Enéas", que encerrava seus 15 segundos de rádio e TV. A eleição para presidente em 1989 teve 22 candidatos.

O candidato João Leite (PSDB) terá o maior tempo: 2 minutos e 39 segundos, com 780 inserções. O tucano reuniu uma coligação, que além do PSDB, tem o PPS, DEM, PRTB, PRB e PP.

Na sequência, o peemedebista Rodrigo Pacheco terá 1 minuto e 33 segundos (459 inserções), o petista Reginaldo Lopes terá 1 minuto e 23 segundos (412 inserções) e o candidato do PSD, Délio Malheiros, terá 1 minuto e 19 segundos (390 inserções).

Os outros sete candidatos terão menos de um minuto.

O pedetista Sargento Rodrigues (52 segundos e 255 inserções), o candidato do PR, Marcelo Álvaro Antonio (43 segundos e 214 inserções), do PTdoB, Luis Tibé (31 segundos e 157 inserções), Alexandre Kalil, do PHS (23 segundos e 116 inserções); Eros Biondini, do PROS (16 segundos e 79 inserções) e Maria da Consolação, do PSOL, (10 segundos e 52 inserções), além de Vanessa Portugal, do PSTU, (5 segundos e 26 inserções).

De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), que definiu o tempo das inserções nesta sexta-feira (19), a legislação determina que 10% do tempo total seja dividido igualitariamente entre os partidos e as coligações. Os 90% restantes obedecem à regra de proporcionalidade, de acordo com o número de representantes na Câmara dos Deputados.

Ainda de acordo com o TRE-MG, o tempo de rádio e TV na capital mineira pode ser alterado por conta da disputa envolvendo o partido Solidariedade, registrado tanto na chapa de Délio Malheiros (PSD) quanto na de Luis Tibé (PTdoB). Há uma indefinição sobre quem ficará com o tempo de rádio e TV da legenda, já que uma liminar deu decisão favorável a Tibé, porém, o mérito da ação ainda não foi julgado pela corte.

As exibições dos programas eleitorais no rádio e na TV, que acontecem até a quinta-feira (29 de setembro), terão dois blocos televisivos de 10 minutos diários, de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40, com os programas dos candidatos a prefeito. O restante, 70 minutos de inserções na programação, será dividido entre candidatos a prefeito e a vereador.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos