Em região dilmista, Aécio vence em cidades no interior do Nordeste

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Divulgação

    Candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves

    Candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves

A vitória com 71,69% dos votos válidos para Dilma Rousseff (PT) no Nordeste escondeu um pequeno grupo de 21 cidades que escolheram Aécio Neves (PSDB) como o preferido para comandar o país. O número significa 1,2% dos 1.794 municípios da região que garantiu a reeleição da presidente. No primeiro turno, Aécio havia ganho em apenas duas cidades: Campina Grande (PB) e Buerarema (BA).

As cidades onde Aécio venceu no Nordeste se destacam por serem, em alguns casos, referência de microrregiões econômicas. Em todas as nove capitais, Dilma venceu.

É o caso de Campina Grande (PB), a segunda maior do interior do Nordeste e polo de desenvolvimento na região do agreste paraibano.

No segundo turno, outras cidades de porte similar deram vitória ao tucana, como Vitória da Conquista, referência no sudoeste baiano e com mais de 300 mil habitantes. Na cidade, 50,6% votaram em Aécio e 49,4% em Dilma.

Outro caso foi Eunápolis, no extremo sul baiano, também deu vitória ao tucano: 52% a 48%.

Em Pernambuco, onde Aécio contou com apoio da família Campos, o tucano venceu em apenas uma cidade: Taquaritinga do Norte, no agreste do Estado, e mesmo assim de forma apertada: 51,5% a 48,5%.

Já no Maranhão, a única vitória ocorreu na pequena São Pedro dos Crentes, onde Aécio venceu por cinco votos: 1.256 contra 1.251 da petista. 

Cidades nordestinas onde Aécio venceu
  • Alagoas
    Coruripe, São Miguel dos Campos, Flexeiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Maragogi, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Novo Lino, Japaratinga e Matriz do Camaragibe
  • Bahia
    Vitória da Conquista, Luis Eduardo Magalhães, Itapetinga, Bureraema e Eunápolis
  • Marahão
    São Pedro dos Crentes
  • Pernambuco
    Taquaritinga do Norte
  • Paraíba
    Campina Grande e Serra Raiz
Fonte: TSE
 

Alagoas é o Estado menos petista do NE

Mais da metade dos municípios onde Aécio venceu no Nordeste estão em Alagoas: 12 das 21 no total. A maioria dessas cidades fica na região norte do Estado (nove), onde está localizado o principal polo turístico fora da capital, com cidades litorâneas como São Miguel doa Milagres e Maragogi. 

Foi no Estado também que Aécio teve a maior vitória em um município: 70,7% dos votos válidos em Porto Calvo (a 100 km de Maceió).

A cidade tem um histórico antigo de rebeldia. É de lá Domingos Fernandes Calabar, no século 17, considerado um "traidor da pátria" por se aliar aos holandeses para combater espanhóis e portugueses.

Segundo o prefeito Ormindo de Mendonca Uchoa (PSDB), o motivo de tanta apoio se deveu a uma campanha política diferente do cenário nacional –que foi marcada por ataques.

"Acredito também, que por termos feito uma campanha limpa e sem críticas à presidente Dilma, focando nas necessidades do município, conseguimos conquistar os votos dos indecisos e dos que tinham apoiado Marina Silva no primeiro turno", afirmou ao UOL.

No primeiro turno, Marina já havia ganho na cidade com mais de 51,9% dos voto válidos, enquanto Dilma ficou com apenas 24,2%. Aécio havia ficado em segundo, com 22,3% da votação.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos