Dilma ignora Norte e Centro-Oeste no segundo turno

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

  • Ichiro Guerra/ Dilma 13

    No dia 19 de agosto, ainda no primeiro turno, Dilma visitou a obra da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia; região foi ignorada no segundo turno

    No dia 19 de agosto, ainda no primeiro turno, Dilma visitou a obra da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia; região foi ignorada no segundo turno

A campanha de Dilma Rousseff (PT) à reeleição ignorou as regiões Norte e Centro-Oeste no segundo turno. Desde o início desta etapa, no dia 6 de outubro, Dilma não foi uma vez sequer aos 10 Estados das duas regiões e, segundo assessores do comando de campanha, não irá às regiões até o dia 26 de outubro. As únicas exceções foram visitas a Brasília, onde Dilma descansou e teve reuniões com políticos e alguns militantes.

As regiões Norte e Centro-Oeste compreendem 10 Estados (além do Distrito Federal) e, juntas, têm aproximadamente 16% do eleitorado brasileiro, ou algo em torno de 23 milhões de eleitores. Do ponto de vista político, a vantagem é tucana.

No primeiro turno, Dilma venceu em quatro Estados da região Norte, enquanto Aécio venceu em três. No Centro-Oeste, a vantagem é claramente tucana: Aécio venceu nos três Estados e no Distrito Federal.

Os coordenadores da campanha petista não falam abertamente sobre a exclusão das regiões no roteiro de Dilma, mas, internamente, a estratégia do partido era a de concentrar os esforços da campanha nos principais colégios eleitorais do país.

A ideia era consolidar e expandir a votação que Dilma teve no Nordeste e diminuir a diferença em relação a Aécio nos Estados do Sul e do Sudeste, sobretudo em São Paulo.

"Vamos concentrar a reta final campanha no Sudeste e no Sul. Vai ser muito intenso", disse Miguel Rosetto, um dos principais coordenadores da campanha petista.

Desde o início do segundo turno, Dilma esteve em cinco Estados nordestinos: Piauí, Paraíba, Bahia, Sergipe e Alagoas. Na região, Dilma obteve média de 50% dos votos.

Depois de um 'tour' pelo Nordeste, Dilma foi para o Rio Grande do Sul, tradicional reduto petista onde a candidata venceu Aécio por uma pequena margem: 43,21% de Dilma contra 41,42% de Aécio. Dilma foi ainda para Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Na última semana de campanha, segundo o comando da campanha petista, Dilma tem viagens previstas para o Rio de Janeiro --na segunda-feira (20)--, Pernambuco --na terça-feira (21)-- e São Paulo --na quarta-feira (22). Dilma deverá ir mais uma vez ao Rio de Janeiro para o debate da Rede Globo, previsto para sexta (24).

A viagem a Pernambuco é vista como uma tentativa de aumentar a votação de Dilma no Estado que se tornou, no primeiro turno, um 'enclave' anti-Dilma no Nordeste. Pernambuco foi o único Estado da região que não deu a vitória a Dilma. Lá, Marina saiu vitoriosa, com 48,05% dos votos.

A assessoria da candidata não confirma, mas é provável que ela ainda vá para Minas Gerais antes do final do segundo turno e faça mais uma viagem ao Rio Grande do Sul, onde ela vota.

Para compensar a ausência de Dilma na região Norte, o PT despachou o ex-presidente Lula para a região. Na semana passada, Lula fez uma série de viagens para a região que compreendeu o Acre, Pará e Amazonas.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Primeiro turno

A estratégia de priorizar Estados do Nordeste, do Sul e do Sudeste no segundo turno foi semelhante à adotada pela candidata no primeiro turno. Desde julho, quando começou a viajar em campanha, Dilma foi apenas três vezes à região: uma vez a Rondônia e duas ao Pará.

Nas três ocasiões, ela gravou cenas para o programa eleitoral gratuito em obras das hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. O mesmo aconteceu quando ela esteve em Goiás, gravando cenas para programa de TV nas obras da ferrovia Norte-Sul.

Tucano pode ir para Norte e Centro-Oeste

Aliado à candidata derrotada Marina Silva (PSB), Aécio Neves também seguiu a mesma estratégia de ignorar as regiões Norte e Centro-Oeste no segundo turno das eleições, mas, segundo assessores próximos, ele poderá ir a Rio Branco, no Acre, e a Belém, no Pará antes do final da campanha.

Rio Branco é o berço político de Marina Silva que, ainda segundo seus assessores, o acompanharia na viagem. No Pará, o PSDB trava uma batalha voto a voto contra o candidato do PMDB ao governo do Estado, Hélder Barbalho, filho de Jáder Barbalho, e que conta com o apoio do PT.

Também há uma previsão de viagem do tucano para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, já na próxima terça-feira (21).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos