Operação Lava Jato

"Estão dando golpe", diz Dilma sobre divulgação de depoimento de Lava Jato

Leandro Prazeres

Do UOL, em Canoas (RS)

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, chamou de 'golpe' a divulgação dos áudios de depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, investigado pela Operação Lava Jato. 

"Agora, na véspera eleitoral. Eles sempre querem dar um golpe. E estão dando um golpe", disse Dilma nesta sexta-feira (10), ao final de uma caminhada na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.

As declarações foram feitas um dia depois de o áudio de depoimentos dados por Paulo Roberto Costa terem sido publicados pela imprensa.

Nos depoimentos dados pelo ex-diretor da Petrobras, Costa explica como seriam divididas as propinas pagas por empresas privadas que conseguiam contratos superfaturados com a Petrobras e como elas eram destinadas a campanhas do PT, PP e do PMDB.

Dilma critica "uso eleitoreiro" de denúncias

A candidata à reeleição chamou de 'eleitoreiro' o uso das revelações feitas por Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef pela campanha do candidato Aécio Neves (PSDB).

"Nós não concordamos com o uso eleitoreiro de processos de investigação que nós começamos. Nós desenvolvemos. Porque a Polícia Federal passou a ser um órgão de investigação a partir dos nossos governos", disse Dilma.

Dilma voltou a criticar a atuação da Polícia Federal durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Quem era nos últimos quatro anos do PSDB, quem era o diretor-geral da Polícia Federal? Era aparelhado, era um militante filiado do PSDB. Eles aparelharam a Polícia Federal. Por isso a Polícia Federal investigou pouco, descobriu pouco, prendeu pouco", disse a presidente, referindo-se a Agílio Monteiro Filho, que comandou a PF de 1999 a 2002.

Candidata do PT diz que PSDB "destila ódio"

Dilma criticou também a atuação do então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, apelidado de 'engavetador geral da República'.

"O que acontecia com esse senhor que apelidaram de engavetador? Ele engavetava. Abria a gaveta, o processo chegava, ele botava dentro da gaveta e fechava a gaveta. Engavetado estava. Eles jamais investigaram, jamais puniram, jamais procuraram acabar com esse crime horrível que é o crime da corrupção", disse.

Repetindo o que fez em Aracaju, Dilma pediu aos gaúchos que formem uma "onda" para ajudar a elegê-la. "Formem uma grande onda e levemos para o Rio Grande a palavra: vamos vencer o retrocesso. Não podemos voltar para trás", afirmou.

Ao encerrar seu discurso, Dilma voltou a atacar o PSDB. "Eles destilam ódio. Eles destilam mentiras. Nós temos que responder com a verdade e a esperança", disse Dilma. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos