Russomanno (PRB) supera Tiririca e é o deputado federal mais votado em SP

Do UOL, em São Paulo

  • Danilo Verpa/Folhapress/Arte UOL

    Russomanno ganhou notoriedade nos anos 90 no jornal ''Aqui Agora'', do SBT, com reportagens sobre direito do consumidor

    Russomanno ganhou notoriedade nos anos 90 no jornal ''Aqui Agora'', do SBT, com reportagens sobre direito do consumidor

Com mais de 1,5 milhão de votos, o apresentador Celso Russomanno (PRB), 58, superou o palhaço Tiririca (PR), 49, e foi o deputado federal eleito com a maior votação no Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral no Brasil com cerca de 32 milhões de eleitores. Com isso, ao final da apuração, é possível que Russomanno também se torne o deputado federal mais votado do país. Em 2010, Tiririca havia sido eleito para o cargo com 1.353.820 votos e se tornou o recordista daquele pleito. 

O recorde de votos para deputado federal no país ainda pertence a Enéas Carneiro (1938-2007), do extinto Prona. Em 2002, ele obteve 1.573.642 votos, também pelo Estado de São Paulo. Russomanno não chegou à marca: teve 1.524.286 votos.

Como o PRB não fazia parte de uma coligação, Russomanno ajudou "puxou" a eleição de outros sete deputados federais de seu partido: Antônio Bulhões, Roberto Alves, Vinícius Carvalho, o cantor sertanejo Sérgio Reis, Beto Mansur, Marcelo Squasoni e Fausto Pinato. Isso porque a legislação eleitoral prevê a aplicação do quociente eleitoral, cálculo que ajuda a distribuir "sobras" de candidatos bem votados.

Esta não é a primeira vez que o apresentador consegue ser o deputado federal mais votado. Em 1994, quando se candidatou pela primeira vez, ele obteve 233.482 votos e foi o deputado federal mais votado do país daquele pleito. Após a votação, Russomanno criticou Tiririca e afirmou que disputará a prefeitura de São Paulo em 2016.

Russomanno ganhou notoriedade nos anos 90 no jornal "Aqui Agora", do SBT, ao se especializar em reportagens sobre direito do consumidor. Entre 1994 e 2011, ele cumpriu quatro mandatos consecutivos na função. Ele estava atualmente afastado do "Programa da Tarde", da Record, no qual apresentava o quadro "Patrulha do Consumidor", para se dedicar à campanha eleitoral.

Tiririca não repete feito de 2010

O palhaço e deputado federal Tiririca conseguiu se reeleger para o cargo, mas não repetiu o desempenho surpreendente que obteve em 2010, quando foi o mais votado no país. Caso tivesse conseguido ser o recordista de votos desta eleição, seria a primeira vez desde a redemocratização que um deputado federal seria o mais votado em dois pleitos consecutivos. Até hoje, apenas Miro Teixeira (PMDB-RJ) conseguiu o feito (em 1974 e 1978).

Opinião: Tiririca revolucionou horário eleitoral

Em 2014, o horário eleitoral gratuito do humorista ficou marcado pela paródia do comercial da Friboi com o cantor Roberto Carlos. De peruca e terno branco, Tiririca aparece cantando "eu votei, de novo eu vou votar, Tiririca, Brasília é seu lugar" em referência ao famoso refrão "Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é meu lugar". Coincidência ou não, o grupo JBS, dono da Friboi, era na época o maior doador do PR. A propaganda parou de ser veiculada após ação movida pela gravadora Sony.

Outro momento hilário protagonizado por Tiririca foi a paródia com a cena clássica da saga "Guerra nas Estrelas", quando o personagem Darth Vader revela ser pai de Luke Skywalker. Ao tirar o capacete, Tiririca aparece dizendo "Enganei vocês!" e repetindo o seu número de urna. Por fim, em um dos últimos vídeos da campanha, o palhaço imitou o rei Pelé, que "recita" os versos da paródia anterior com o "rei Roberto" para "ninguém processá-lo".  

Para o crítico do UOL Maurício Stycer, o "show de humor" do deputado federal revolucionou o horário eleitoral gratuito e ensinou que a propaganda política obrigatória tem de ser revista.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos