"Minas não tem dono", diz Pimentel após derrotar grupo de Aécio

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Douglas Magno/O Tempo/Estadão Conteúdo

    Fernando Pimentel (à esq.) comemora a vitória ao lado do vice, Antonio Andrade (PMDB)

    Fernando Pimentel (à esq.) comemora a vitória ao lado do vice, Antonio Andrade (PMDB)

O recém-eleito governador de Minas Gerais neste domingo (5), Fernando Pimentel (PT) disparou contra adversários durante a primeira entrevista coletiva após a confirmação a vitória.

O petista disse que o Estado, governado por 12 anos pelo PSDB, "não tem dono, não tem rei, não tem imperador", em alusão à grande influência do grupo político do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em Minas. Um mote que ele usou durante a campanha.

Com 100% das urnas apuradas, Pimentel obteve 53% dos votos válidos contra 42% de Pimenta da Veiga. Para o Senado, ex-governador de Antonio Anastasia (PSDB) foi eleito com 56,7%.

Fonte: TSE

Pimentel disparou contra seus adversários durante a primeira entrevista coletiva após a confirmação da vitória. O petista disse que o Estado "não tem dono, não tem rei, não tem imperador", em alusão à grande influência do grupo político de Aécio em Minas.

"Aqui soberano é o povo de Minas", afirmou em seu comitê de campanha, localizado na região central de Belo Horizonte.

"Essa eleição é a eleição que mostra a derrota da arrogância. Aqueles que diziam que iam ter quatro milhões de votos de frente, em relação à nossa coligação, colheram agora nas urnas um milhão de votos a mais contra eles e quase quinhentos mil votos a mais na coligação nacional", disse.

Segundo o petista, o eleitorado de Minas deu uma lição aos adversários. "O povo de Minas deu uma lição àqueles que pretendiam ser soberanos, donos dos votos da vontade alheia. Nós nunca nos arvoramos donos de nada nem de ninguém. Nós trabalhamos nesta campanha com a mesma humildada com que vamos governar o Estado', disse o político, que estava acompanhado do vice-governador eleito na chapa, o peemedebista Antônio Andrade, e de deputados eleitos da coligação.

Ajuda a Dilma Rousseff

Pimentel disse que vai trabalhar para ajudar Dilma Rousseff na campanha do segundo turno, mas enfatizou que fará isso como "cidadão". Segundo ele, a transição de governo começará a ser tratada com o atual governador Alberto Pinto Coelho (PP) a partir de amanhã.

"Precisamos fazer um esforço para diferenciar o que é tarefa de transição de governo das tarefas de campanha. (...) O governador de Minas não vai participar da campanha [presidencial], mas o cidadão Fernando Pimentel', afirmou.

Eleições 2014 em Minas Gerais
Eleições 2014 em Minas Gerais

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos