Menor ganha R$ 50 para fazer boca-de-urna o dia todo em SP

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

  • Guilherme Balza/UOL

    Garotas fazem boca-de-urna na rua Azor Silva, na Vila Fachini, zona sul de São Paulo, em frente à escola estadual Arthur Wolff Netto

    Garotas fazem boca-de-urna na rua Azor Silva, na Vila Fachini, zona sul de São Paulo, em frente à escola estadual Arthur Wolff Netto

Ao menos seis pessoas faziam boca-de-urna por volta de 14h deste domingo (5) na porta da escola estadual Professor Arthur Wolff Netto, na Vila Fachini, zona sul de São Paulo.

A reportagem do UOL presenciou eles na rua Azor Silva, que fica em frente à escola, distribuindo santinhos de diversos candidatos para eleitores que se dirigiam ao colégio.

Um jovem, menor de idade, distribuía propaganda dos candidatos do PCdoB Gustavo Petta, que concorre ao cargo de deputado estadual, e do ex-ministro Orlando Silva, que tenta uma vaga na Câmara dos Deputados.

Ele afirmou que recebeu R$ 50 para distribuir os santinhos das 9h às 17h deste domingo. Quando perguntado para quem está presentando o serviço, ele afrmou que é para o "comitê" que fica ali perto.

Duas garotas, que também aparentavam ser menores, distribuíam santinhos de Ulisses Sales, candidato a deputado estadual do PSD, e de Marcio Alvino, do PR, que concorre a deputado federal. A reportagem perguntou a uma delas sobre o valor que estava recebendo pelo serviço, mas ela não quis dizer.

Não havia nenhum fiscal da Justiça Eleitoral, nem policiais ou guardas metropolitanos nos arredores da escola.

A rua Azor Silva estava totalmente suja com milhares de santinhos, assim como várias vias da região do Jabaquara. Além dos panfletos, havia também banners e cavaletes espalhados perto da escola.

Dois deles, na rua Hildebrando Siqueira, possuíam propaganda de Gustavo Petta, Orlando Silva, Ricardo Nunes, Paulo Skaf, Jorge Caruso (os três últimos do PMDB) e Goulart (PSD). A reportagem ligou para os diretórios estaduais do PCdoB, PSD e PMDB, mas não conseguiu localizar nenhum representante dos partidos.

Guilherme Balza/UOL
Caveletes colocados irregularmente neste domingo na rua Hildebrando Siqueira, região do Jabaquara, zona sul da capital

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos