Dilma lidera no Ibope e Datafolha; diferença de Marina para Aécio cai

Do UOL, em São Paulo

As pesquisas Ibope e Datafolha, de intenção de voto para a Presidência da República mostram a presidente Dilma Rousseff (PT) em vantagem para a disputa do primeiro turno e indecisão sobre o seu possível adversário em um eventual segundo turno. Marina Silva (PSB) ainda aparece na frente, mas a diferença para Aécio Neves (PSDB) diminuiu mais uma vez, nos dois institutos. Nos dois cenários de segundo turno, contra Marina e Aécio, Dilma seria eleita se a votação fosse hoje.

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) mostra a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), na liderança da corrida presidencial. Ela aparece com 39% das intenções de voto, seguida por Marina Silva (PSB), com 25%, e Aécio Neves, que alcançou 19%. A proporção de eleitores dispostos a votar em branco ou anular o voto é de 7% e a de indecisos também é de 7%. 
 
Na pesquisa anterior, do dia 23 de setembro, Dilma tinha 38%, Marina, 29%, e Aécio Neves 19%.
 
Pastor Everaldo (PSC) apresentou 1% das intenções de voto, assim com Luciana Genro (PSOL). Os outros seis candidatos, Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria (PSTU) não atingiram 1% cada.
 
 
Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a petista teria 42%, contra 38% de Marina. As duas estariam tecnicamente empatadas, no limite da margem de erro. Brancos e nulos somam 12% e os indecisos são 8%.
 
 
Se a disputa fosse contra Aécio Neves, Dilma teria 45%, contra 35% do tucano. Brancos e nulos somariam 12% e os indecisos seriam 8%. Em uma eventual disputa entra Marina e Aécio, a candidata teria 38% das preferências, contra 34% de Aécio. Brancos e nulos são 16%, contra 12% de indecisos.
 
O resultado desta terça-feira mantém a tendência de realização de segundo turno. O instituto entrevistou 3.010 eleitores entre quinta-feira (25) e esta terça-feira (30). Contratada pela "TV Globo" e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00909/2014.
 

Datafolha

No Datafolha, Dilma Rousseff aparece com 40%, Marina Silva tem 25% e Aécio Neves alcançou 20% das intenções de voto no primeiro turno. Em relação ao levantamento anterior, de 26 de setembro, Dilma se manteve estável, Marina caiu dois pontos e Aécio subiu dois, oscilações dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
 
 
Se a eleição fosse hoje, a petista terminaria a primeira etapa da disputa com 45% dos votos válidos, com 17 pontos à frente de Marina, que chegou a 28%. Aécio tem 22%.
 
Luciana Genro (Psol) e Pastor Everaldo (PSC) aparecem com 1% cada. Somados, Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria (PSTU) têm 1%. Brancos e nulos são 5%, mesma proporção de indecisos.
Em uma simulação de segundo turno com Marina Silva, Dilma tem 49% das intenções de voto contra 41 de sua adversária. Nesse quadro, Dilma subiu dois pontos e Marina caiu dois ante dados da última pesquisa, nesse caso, também, dentro da margem de erro. Contabilizando apenas os votos válidos, Dilma venceria com 54% contra 46% de Marina.
 
Se o adversário fosse Aécio Neves, Dilma teria 50% das intenções de voto contra 41% de Aécio. Contabilizando-se apenas os votos válidos, Dilma tem 55%. Aécio, 45%.
 
A pesquisa foi contratada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela "TV Globo" e foi registrada no TSE com o número BR-00905/2014. As entrevistas ocorreram entre 29 e 30 de setembro.
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos