Marina 'não pode se considerar ofendida' por passado petista, diz Aécio

Do UOL, em São Paulo

O senador e candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, afirmou, em entrevista ao "Jornal da Record" na noite desta quarta-feira (17), que Marina Silva (PSB) não pode se incomodar em ser associada ao PT, sigla da ex-senadora até 2009.

"Isso é história, é fato. Ela não pode se considerar ofendida. Ela estava no PT. Quem quer ser candidato à Presidência tem que mostrar o que é e como é", afirmou, questionado pelos apresentadores sobre a estratégia da campanha tucana de explorar o passado de Marina no PT.

Indagado sobre sua posição sobre casamento gay, o tucano afirmou que concorda com  "a união civil de pessoas do mesmo sexo", conforme "decisão do STF [Supremo Tribunal Federal]".

Aécio não foi claro ao expressar sua opinião sobre a criminalização da homofobia. Disse apenas ser a favor que "todo tipo de discriminação" seja crime, mas afirmou ser contra o projeto de lei que tramita no Senado e que torna a homofobia crime, da mesma maneira que já ocorre com o racismo.

Perguntado sobre se admite ter errado ao não aceitar fazer o teste do bafômetro quando foi pego em uma blitz no Rio de Janeiro, em 2011, Aécio afirmou: "foi um erro, e no meu caso, foi porque a carteira estava vencida há 30 dias. Por isso não pude seguir dirigindo".

O tucano voltou a defender a redução no número de ministérios, mas, outra vez, se recusou a dizer quais pastas cortaria, a exemplo do que fez em outras entrevistas.

Sobre o mau desempenho de seu candidato ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, que está 20 pontos percentuais atrás de Fernando Pimentel (PT) nas pesquisas, Aécio afirmou que "gostaria de estar em primeiro em todas as pesquisas, mas infelizmente não é assim que funciona".

O candidato fez críticas a países vizinhos ao Brasil que, segundo ele, produzem drogas, e prometeu enfrentá-los. "Vamos enfrentar nossos vizinhos que produzem drogas que matam gente aqui. Não vamos permitir que se financie esse países sem que eles cumpram o dever de casa."

Questionado sobre recentes manifestações dos correligionários Fernando Henrique Cardoso e José Serra, que, de acordo com reportagens publicadas na imprensa, também enxergam em Marina uma possibilidade de derrotar o PT, Aécio disse que "não se pode acreditar em tudo que se lê nos jornais".

"[Eles] sabem que a nossa candidatura é a única capaz de vencer as eleições e fazer com que o Brasil volte a ter avanços."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos