Ibope: Paulo Câmara tem 38%; Armando Monteiro Neto, 32%

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) mostra liderança de Paulo Câmara (PSB) na disputa pelo governo do Estado de Pernambuco. Segundo o levantamento encomendado pela "TV Globo Nordeste", Paulo Câmara (PSB) obteve 38% e Monteiro Neto marcou 32% das intenções de voto.

Os candidatos José Gomes Neto (PSOL) e Pantaleão (PCO) obtiveram 1% das intenções de voto cada. Os candidatos Jair Pedro (PSTU) e Miguel Anacleto (PCB) não pontuaram.

Os votos brancos e os nulos somam 11% e indecisos, 16%. O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 11 a 16 de setembro.

Segundo o Ibope, o nível de confiança é estimado em 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo PE-00025/2014.

Outras pesquisas

Esta é a quarta pesquisa Ibope realizada em Pernambuco para medir as intenções de voto ao governo e ao Senado Federal.

A pesquisa mostra que o candidato Paulo Câmara (PSB), indicado por Eduardo Campos, ex-governador do Estado e candidato à presidência, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto, vem reagindo e agora conseguiu ultrapassar Monteiro Neto, que se mantinha em primeiro lugar nas três pesquisas anteriores.

Na última pesquisa Ibope, realizada entre 23 e 26 de agosto, Monteiro Neto obteve 38% das intenções de voto, enquanto Paulo Câmara (PSB) pontuou com 29%.

Os candidatos José Gomes Neto (PSOL), Jair Pedro (PSTU), Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB) obtiveram 1% das intenções de voto cada. Os votos brancos e os nulos somaram 19% e indecisos, 22%.

Na segunda pesquisa, Câmara havia registrado 11% das intenções, contra 43% do petebista.

A primeira pesquisa Ibope, realizada entre os dias 26 e 29 de maio, apontou Monteiro 43% das intenções de voto; Paulo Câmara com 8%; Jair Pedro e José Gomes Neto com 2%. Votos brancos e nulos somavam 22% e indecisos também com 22%.

Segundo turno

O Ibope fez a simulação do segundo turno disputado entre Paulo Câmara (PSB) e Monteiro Neto (PTB). Câmara obteve 40% das intenções de voto e Monteiro Neto, 34%. Votos brancos e nulos somaram 11% e indecisos, 16%.

Rejeição

A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos.

O candidato com maior índice de rejeição é Pantaleão com 32% e o com menor rejeição é Paulo Câmara com 18%. Em segundo lugar mais rejeitado vem Zé Gomes (PSOL) com 28%, em seguida Jair Pedro (PSTU), 26%; Miguel Anacleto (PCB) marcou 23% e Monteiro Neto (PTB), 21%.

O levantamento apontou ainda que 10% dos entrevistados declararam que poderia votar em todos e 22% não sabe ou não respondeu.

Senado

A disputa pela vaga no Senado Federal continua polarizada. Segundo o Ibope, o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) está com 32% das intenções de voto e ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), 27%.

Os candidatos Albanise Pires (PSOL), Simone Fontana (PSTU) e Oxis (PCB) obtiveram 1% cada um. Votos brancos e nulos somam 16% e indecisos 22%.

Na pesquisa anterior o cenário era o seguinte: João Paulo (PT) obteve 35% das intenções de voto; em seguida Fernando Bezerra Coelho (PSB) com 22%. Simone Fontana (PSTU) marcou 2%, Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) pontuaram em 1%, cada um. Votos brancos e nulos somam 15% e indecisos 24%.

Avaliação do atual governo

A pesquisa Ibope apontou ainda que 39% dos entrevistados consideram a administração do governador João Lyra Neto (PSB) "regular".

Lyra Neto era vice de Eduardo Campos e sucedeu o governo em abril. 21% avaliam o governo como "bom", 5% declararam como "ótimo".

Já a avaliação "ruim" marcou em 4% dos votos dos entrevistados e "péssima" pontuou em 6%. 24% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos