Após divulgação do PIB, Aécio diz que sucessor receberá "herança maldita"

Do UOL, em São Paulo*

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, criticou duramente nesta sexta-feira (29) o governo da presidente Dilma Rousseff, que busca a reeleição pelo PT, ao comentar a queda do PIB no segundo trimestre deste ano, levando o país, tecnicamente, a uma recessão na economia.

"Hoje é um dia triste extremamente triste para o Brasil, porque estamos tecnicamente em recessão. Esse governo acabou antes da hora. Tudo que nós apontávamos - o pouco esforço do governo no combate à inflação e também esse absurdo intervencionismo em várias áreas da economia, e que o governo considerava uma bobagem - nos levou hoje a um quadro extremamente grave", afirmou Aécio em São Paulo.

"Mais do que nunca, é a hora de encerrar esse ciclo de governo e iniciarmos outro, que resgate minimamente a confiança de quem investe no Brasil. Infelizmente, esse governo deixará uma maldita herança para o seu sucessor", completou.

Propostas de Aécio para economia

O Produto Interno Bruto do Brasil caiu 0,6% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses do ano, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira. Em valores correntes, o PIB do 2º trimestre alcançou R$ 1,27 trilhão.

Como o resultado do primeiro trimestre sobre os últimos meses de 2013 foi revisado para queda de 0,2%, o país entrou no que os economistas chamam de recessão técnica, que é quando a atividade econômica cai por dois trimestres seguidos. Esse cenário não acontecia desde a crise financeira global de 2008 e 2009.

Também nesta sexta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse não considerar que o Brasil está em recessão. "Recessão é quando você tem desemprego aumentando e renda caindo. Aqui temos o contrário. Na minha opinião, não estamos em recessão", disse, durante entrevista coletiva após a divulgação dos dados do PIB.

O ministro afirmou que o crescimento foi afetado por causa da menor quantidade de dias úteis na primeira metade do ano, devido à realização da Copa do Mundo, e previu um terceiro trimestre "positivo".

* Com Reuters

Saiba o que é PIB

Arte/UOL

Veja como são feitos os cálculos do Produto Interno Bruto e quem contribui nessa conta

Entenda

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos