Aécio propõe criar ministério idealizado e extinto por Collor

Do UOL, em São Paulo

O senador Aécio Neves (MG), candidato do PSDB à Presidência da República, afirmou nesta segunda-feira (4) que, se eleito, pretende criar o Ministério da Infraestrutura, pasta que reuniria os atuais ministérios dos Transportes, Comunicações e Minas e Energia. A declaração foi dada em entrevista ao portal G1 quando o candidato respondia a uma questão sobre reduzir o número de ministérios.

"Estamos estudando a criação de um forte Ministério da Infraestrutura. Não quero entrar em tantos detalhes, mas ele, obviamente, trataria, dos investimentos em rodovias, ferrovias, na área de energia", disse. 

Proposta semelhante à de Aécio foi realizada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. O mandatário criou o ministério em 12 de abril de 1990, subordinando a ele as secretarias nacionais de Minas e Metalurgia, Energia, Transportes e Comunicações.

Dois anos depois, em 13 de maio de 1992, no entanto, o Ministério da Infraestrutura foi extinto e desmembrado para os atuais ministérios dos Transportes, Comunicações e Minas e Energia. Em 2010, durante campanha eleitoral, Dilma chegou a estudar a criação do Ministério da Infraestrutura, mas a proposta não foi a frente durante seu governo.

Questionado hoje pelos entrevistadores, Aécio afirmou que a formatação da pasta ainda está sendo estudada. "Não entraria em detalhes. O estudo está sendo feito com muito detalhe, com muito critério."

PMDB

Aécio foi perguntado sobre se é possível governar sem o PMDB e responde de forma afirmativa. "Da forma como se estabelecerem as relações políticas, sim. Não é possível governar nessas relações mercantilistas. Essa talvez seja uma das heranças malditas desse governo, que nivelou por baixo as relações politicas."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos