Em Fortaleza, Romário e Ciro Gomes defendem candidatura do PSB à Presidência contra Dilma em 2014

Carlos Madeiro

Do UOL, em Fortaleza

Depois de um bom resultado no primeiro turno em Recife e Belo Horizonte, onde derrotou candidatos do PT, o deputado federal Romário (PSB-RJ) e o ex-ministro Ciro Gomes defenderam, na noite desta quinta-feira (25), que o PSB lance candidatura própria a Presidência em 2014 contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT).

Os dois políticos participaram de comício ao candidato a prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), que tem disputa acirrada com Elmano de Freitas (PT) na capital cearense. Segundo todas as pesquisas, os dois candidatos estão em empate técnico.

Grande estrela da noite, Romário não fugiu ao seu estilo e, sem se esquivar de questionamentos, afirmou que as eleições de 2012 mostram que os socialistas têm cacife para disputar uma Presidência daqui a dois anos.

“A gente demonstrou isso nessa eleição, com a votação de prefeitos e vereadores. Estou tranquilo, como socialista, de que o meu PSB tem total força e capacidade para se apresentar com candidato à Presidência em 2014”, afirmou o "Baixinho", em meio a um autógrafo e outro na chegada ao comício.

O deputado federal alegou que a bola da vez será o presidente nacional da legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“Tenho certeza [que ele está pronto para ser presidente]. É um um político que vem se preparando, sendo respeitado e que hoje o Brasil reconhece como o grande nome da política nacional, por que não? Acredito que tudo que ele vem fazendo nos últimos anos, como governador de Pernambuco, por exemplo, é importante. Ele foi o eleito com mais de 82% de votos e vem ajudando a muitos outros estados”, afirmou.

Segundo Romário, a disputa com o PT é benéfica para o país e deve ser tratada com uma disputa de ideias.

“Acho que toda a disputa política é saudável e só tende a ser boa para o brasileiro. Temos uma presidente do PT, a qual nosso partido, principalmente por meio do nosso presidente [Eduardo Campos, governador de Pernambuco], ajudou muito nesses últimos anos. Nós somos o partido que mais vem crescendo no país. Existe uma briga [com o PT], mas o mais interessante é que são partidos que se respeitam, são dois partidos que têm o mesmo ideal: servir a população”, disse.

"Mais moela do que cabeça"

Bem ao seu estilo, o ex-ministro Ciro Gomes reconheceu que a aliança nacional está mantida e é importante para o país atualmente, mas defendeu o direito socialista de ter um candidato à Presidência.

“Somos aliados. O PSB sacrificou a minha candidatura [em 2010] que era uma legítima, que tinha uma representatividade, que representava no mínimo uma terceira força do Brasil. E o PSB sacrificou isso contra a minha opinião para apoiar Dilma já no primeiro turno. Só uma ingratidão e uma moela maior do que a cabeça que certos setores do PT têm, que não respeitam a nossa justa vocação de disputar o espaço, apresentar uma proposta e tentar ajudar o país também”, aifrmou.

Questionado sobre se pretendia disputar uma prévia com o governador Eduardo Campos, Gomes despistou. “Deixa a gente passar a eleição. Estou tão cansado aqui. Deixa passar e depois a gente volta a falar”, afirmou.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza

UOL Cursos Online

Todos os cursos