"É pra rico ou é pra pobre?", diz Haddad sobre proposta de Serra de monitoramento nas escolas

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (23) que seu adversário José Serra (PSDB) deve estar equivocado sobre a proposta de monitoramento de possíveis criminosos nas salas de aula em parceria com a Febem.

Haddad critica proposta de monitoramento nas escolas de Serra

"Deve haver algum mal entendido. Eu imagino que ele deva recuar. O que significa isso de monitorar jovens? O que seria propensão ao crime? Me parece perigosa. É pra rico ou é pra pobre? Vai levar a Febem para dentro de escolas particulares também? A sociedade não entendeu essa proposta", afirmou o petista, utilizando a expressão que Serra usou no debate da "TV Bandeirantes", na semana passada, para questionar Haddad se suas ações no governo eram para ricos ou pobres.

No último domingo (21), em entrevista divulgada pela rádio CBN, Serra respondeu, ao ser questionado sobre o que pretendia fazer para combater a violência nas escolas, que propõe "acompanhamento e monitoramento" de jovens com "propensão ao crime".

Em evento no Largo do Japonês, na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital, Haddad recebeu o apoio do ex-candidato a prefeito pelo PSDC, Eymael.

"Haddad está alinhado com nossas propostas. Fechamos a parceria sexta-feira e viemos acompanhá-lo pela primeira vez em público", afirmou Eymael.

 

Questionado sobre o jogo Angry Haddad, que a campanha tucana divulgou no site oficial de Serra, o petista afirmou que não chegou a ver o aplicativo.

"Eu não vi, mas penso que deveria ser de mau gosto já que a Justiça já tirou do ar", disse o candidato.

Durante um minicomício no local, Haddad pediu aos eleitores não acreditarem nas pesquisas eleitorais e continuam pedindo votos.

"Se fosse pelas pesquisas, nós não estaríamos no segundo turno", afirmou.

Família na campanha

A pedido da coordenação da campanha, Ana Estela Haddad e Frederico Haddad, mulher e filho do candidato, vão intensificar a participação nos eventos nesta semana.

Na manha de hoje, Frederico esteve na Cooper Glicério, cooperativa de catadores, no centro da cidade.

Outro lado

A campanha de Serra informou, por meio de nota, que o raciocínio feito pelo candidato do PSDB "vem sendo descaracterizado".

"O foco de sua fala são medidas de assistência psicológica e social - exclusivamente. Serra tem defendido que o poder público atue junto a escolas no sentido de proteger crianças e jovens cujas famílias tenham sido desestruturadas, sobretudo pelo abuso de álcool e drogas", informou a nota.

"Crianças e jovens nessa situação merecem, além de ser tratados com carinho e atenção redobrada, um apoio especial do poder público para reduzir sua situação de vulnerabilidade", informou a nota. 

De acordo com a campanha de Serra, "como todos especialistas em educação concordam, a desestruturação familiar, ainda mais quando associada ao abuso de álcool ou drogas, cria um contexto que potencializa a possibilidade de uma criança ou adolescente se ver envolvido em situações de risco".

"É uma obrigação do poder público voltar sua atenção para cuidar desses jovens e ajudá-los."

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos