Lula ironiza rivais e diz que "é de poste em poste que o Brasil vai ficar iluminado"

Do UOL, em Campinas (SP)

Em comício realizado na manhã deste sábado (20), em Campinas (95 km de São Paulo), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou os rivais que criticam a escolha de suas apostas eleitorais. Ao lado da presidente Dilma Rousseff e do candidato do PT à prefeitura da cidade, Marcio Pochmann (PT), Lula afirmou que "é de poste em poste que o Brasil vai ficar iluminado".

"Todos diziam que a Dilma era um poste. Diziam: 'A Dilma não sabe governar, ela é um poste'. 'O Marcio é um poste'. Eu quero dizer que é de poste em poste que o Brasil vai ficar iluminado", disse Lula.

Como Dilma em 2010, Pochmann é novato em disputas eleitorais. Ex-secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da gestão Marta Suplicy em São Paulo (2000-2004), o economista deixou a presidência do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) após cinco anos para concorrer ao cargo. Ele disputa a Prefeitura de Campinas neste segundo turno com Jonas Donizette (PSB), que conta com apoio do PSDB paulista.

Pochmann está tecnicamente empatado com Donizette, segundo a última pesquisa Ibope. No primeiro turno, o petista teve 28% (147.130) dos votos válidos contra 47% (245.217) do socialista.

Outra aposta de Lula nas eleições deste ano é Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação que lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo.

"O país precisa de líderes sem vícios e tiques da política tradicional e velha. Nós somos uma nova forma de fazer política, e Pochmann faz parte do meu time em Campinas ", disse Dilma.

A presença de Dilma e Lula atraiu uma multidão ao Largo do Rosário, no coração de Campinas, para o comício. Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o evento.

Ministros, senadores, deputados, líderes partidários, prefeitos, vereadores, e várias outras autoridades participaram do encontro em apoio a Pochmann. O evento começou às 10 horas e terminou por volta das 13 horas, depois que Lula e Dilma discursaram. No palco, descontraída, Dilma cantou, dançou, fez gestos de coração com as mãos aos militantes e chegou a segurar uma bebê vestida de vermelho em seu colo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos