Ibope: Roberto Claudio e Elmano estão empatados tecnicamente em Fortaleza

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (18) sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza mostra os candidatos Roberto Claudio (PSB) e Elmano Freitas (PT) empatados tecnicamente. Claudio tem 41% e Elmano, 39%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Informaram ao instituto que votariam em branco ou nulo foi 14% e outros 6% disseram estar indecisos. A pesquisa foi encomendada pela “TV Verdes Mares”.

O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 15 e 17 de outubro e foram entrevistadas 805 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), sob o número número CE-00181/2012.

Considerados somente os votos válidos, Roberto Claudio teria hoje 52% das intenções de voto e Elmano 48%.

Os votos válidos são calculados quando excluídos da amostra os brancos, os nulos e os eleitores indecisos.

Ainda conforme a pesquisa, 75% dos eleitores já decidiram o voto, 19% afirmam que podem mudar sua votação e outros 6% não sabem ou não responderam.

Datafolha mostra cenário invertido

Pesquisa Datafolha divulgada hoje também mostra empate técnico entre os dois candidatos, porém em posições inversas. Elmano tem 42% das intenções de voto, contra 37% de Claudio.

Declarações de voto em nulo e em branco somam 11%. Indecisos são 9%.

A margem de erro da pesquisa, realizada terça (16) e quarta (17) na capital cearense, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na situação em que Elmano estivesse próximo do limite mínimo, e Claudio, de seu máximo, os dois estariam empatados em 40% ou 39%.

Primeiro turno

O primeiro turno da disputa acabou com o candidato petista na frente, com 25,44% dos votos (318.262).

Roberto Claudio teve 23,32% (291.740). Os dois candidatos têm padrinhos políticos de peso.

Roberto Claudio tem o apoio do governador do Estado, Cid Gomes, enquanto Elmano da prefeita Luizianne Lins (PT), de quem foi secretário de Educação.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza

UOL Cursos Online

Todos os cursos