DEM, de Moroni Torgan, anuncia apoio a Roberto Claudio no 2º turno em Fortaleza

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

Quarto colocado no primeiro turno em Fortaleza, o candidato Moroni Torgan (DEM) anunciou, em entrevista coletiva no fim da manhã desta quarta-feira (17), que vai apoiar o candidato Roberto Claudio (PSB) no segundo turno da eleição da capital cearense.

No primeiro turno, o democrata teve 172 mil votos (13% do total válido) e ficou na quarta posição, atrás ainda de Elmano de Freitas (PT) --que está no segundo turno com Roberto Claudio-- e Heitor Férrer (PDT).

Segundo o DEM, Moroni Torgan não só vai apoiar como vai participar ativamente de campanha do socialista em Fortaleza.

Nos bastidores, afirma-se que a aliança foi fechada em Brasília, após encontro envolvendo o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, e Ciro Gomes (PSB), irmão do governador cearense Cid Gomes (PSB).

Com o apoio anunciado nesta quinta-feira, Roberto Claudio passa a contar com a maioria dos candidatos e partidos derrotados no primeiro turno. Além do DEM, PDT e PPS --da coligação de Heitor Férrer-- formalizaram apoio ao socialista. O candidato, porém, informou que vai votar nulo no segundo turno.

O senador e candidato derrotado Inácio Arruda (PC do B) também anunciou apoio a Roberto Claudio nesse segundo turno, assim como o PPL, do candidato André Ramos.

Até o momento, o candidato petista Elmano de Freitas não recebeu nenhum apoio de partido, mas aposta suas fichas na visita do ex-presidente Luiza Inácio Lula da Silva, que deve acontecer na próxima terça-feira (23).

Já o PSOL, quinto colocado na disputa com Renato Roseno (que teve 148 mil votos, ou 11,8% do total válido), anunciou que não vai apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno.

UOL Cursos Online

Todos os cursos