Terceiro colocado, Heitor Férrer contraria PDT e anuncia voto nulo em Fortaleza

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

Dois dias após o PDT anunciar apoio ao candidato Roberto Cláudio (PSB) no segundo turno em Fortaleza, o deputado estadual e candidato derrotado Heitor Férrer (PDT) anunciou, nesta segunda-feira (15), que vai anular o voto no segundo turno. O candidato do PSB disputa o segundo turno contra Elmano de Freitas (PT).

Em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa, o deputado, que ficou na terceira colocação no primeiro turno, com 262 mil votos (20,9% do total válido), culpou os institutos de pesquisa --que sempre o colocaram na quarta posição, com poucas chances de chegar ao segundo turno-- por sua derrota no último dia sete de outubro. Ele também voltou a afirmar que entrou com uma ação na Justiça para ser incluso no segundo turno.

“Tenho a convicção que fui prejudicado mortalmente pelos institutos de pesquisa, que prestaram informações erradas, não sei se por má fé ou incompetência. Mas eles deram informações que mudaram o resultado das urnas. Tendo essa convicção, entramos com uma ação judicial. Por isso o nosso foco ainda é participar do segundo turno”, disse.

Sobre a "neutralidade", o deputado disse que quer se manter fiel ao discurso de oposicionista aos governos municipal e estadual que manteve durante todo o primeiro turno. “Não tenho nada contra nenhum candidato. Escolher um dos candidatos seria trair esses 262 mil eleitores. Nem voto no candidato da prefeita, nem voto no candidato do governador”, disse.

O candidato derrotado afirmou que não poderia apoiar Roberto Cláudio --como fez seu partido—porque o candidato representaria “defender uma hegemonia” de um grupo político. Ferrer lembrou que sempre fez oposição ao governador Cid Gomes –principal padrinho político de Roberto Cláudio. “Apoiar seria negar minha própria história, jamais poderia.”

Sobre apoiar Elmano de Freitas, Férrer assegurou que seria apoiar o “continuísmo” de um governo “ineficiente”. Elmano foi lançado candidato pelo PT com o apoio da prefeita Luizianne Lins (PT).

O deputado também usou o momento para avisar que pretende ir à Justiça caso seu nome seja usado no segundo turno por algum dos candidatos. “Desautorizo qualquer manifestação que use meu nome para confundir a população. Qualquer uso do meu nome é indevido”, avisou.

PC do B com Roberto Cláudio
Quem também anunciou seu posicionamento no segundo turno nesta segunda-feira foi o senador e candidato derrotado Inácio Arruda (PC do B). O partido alegou que vai apoiar a candidatura de Roberto Cláudio por conta da inclusão de propostas do PC do B no plano de governo do candidato socialista.

Apesar de ser senador, no primeiro turno Inácio Arruda teve um desempenho fraco, com apenas 22 mil votos (1,8% do total válido) dos fortalezenses.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos