PT define estratégias para 2º turno prevendo Dilma apenas em São Paulo e Salvador

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

A reunião realizada pelo PT no diretório nacional da sigla, na zona central de São Paulo, para definir a estratégia do partido nas cidades em que disputa o 2º turno da eleição municipal, contou com a presença não esperada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Luizianne fala sobre agenda restrita de Dilma na eleição

Cerca de cem pessoas participaram do encontro, entre dirigentes, candidatos e prefeitos da sigla. Dos 22 candidatos do PT que estão na disputa pelo 2º turno, 21 estavam presentes. A única ausência foi Nelson Pelegrino, que disputa o comando da Prefeitura de Salvador contra ACM Neto (DEM) e enviou representante para a reunião.

Durante o encontro, realizado na tarde desta terça-feira (9), André Vargas, secretário nacional de comunicação do PT, disse que, por enquanto, a presidente Dilma Rousseff deve comparecer apenas a eventos em Salvador e São Paulo. No entanto, ele afirmou que o partido trata como prioridade todos os municípios em que o PT está na disputa.

Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza que veio buscar ajuda para Elmano de Freitas, disse que a situação com Dilma é diferente, "por conta da relação com os partidos da base aliada".

Entre os presentes, estavam Marcio Pochmann, que disputa o 2º turno com Jonas Donizetti (PSB), em Campinas; o prefeito de Guarulhos e candidato à reeleição Sebastião Almeida, que vai enfrentar Carlos Roberto (PSDB); e Jorge Lapas, por enquanto o prefeito eleito de Osasco, mas que pode ter de enfrentar a segunda etapa da eleição contra Celso Giglio (PSDB) , que pode reverter a impugnação de sua candidatura na Justiça Eleitoral.

Elmano disse que espera Lula em seu palanque em Fortaleza. "Tenho esperança de que ele vá a Fortaleza. Já combinamos no 1º turno, agora vamos conversar sobre a data", afirmou o candidato petista na capital cearense.

Luizianne reforçou a intenção de receber a presença do ex-presidente em Fortaleza e disse que espera Lula no palanque de Elmano "já na semana que vem".

Na reunião, Lula disse que vai tentar comparecer ao maior número possível de cidades onde o PT está na disputa de 2º turno e se comprometeu a gravar mensagens para os candidatos que não terão o ex-presidente no palanque. A agenda de Lula para a campanha ainda não foi definida.

O ex-presidente deixou o local da reunião por volta das 18h45 desta terça-feira (9) sem falar com a imprensa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos