Campina Grande (PB) terá 2º turno com Romero Rodrigues (PSDB) e Tatiana Medeiros (PMDB)

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem/Divulgação

    O candidato do PSDB, Romero Rodrigues (à esq.), disputa o segundo turno contra Tatiana Medeiros (PMDB)

    O candidato do PSDB, Romero Rodrigues (à esq.), disputa o segundo turno contra Tatiana Medeiros (PMDB)

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) e a candidata Tatiana de Oliveira Medeiros (PMDB) vão para o 2º turno na disputa pela Prefeitura de Campina Grande (PB).

Tatiana conta com o apoio do atual prefeito, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), de quem foi secretária municipal da saúde. O prefeito é bem avaliado por 50% dos eleitores de João Pessoa, segundo pesquisa Ibope divulgada em 14 de setembro. Mesmo assim, Tatiana se manteve atrás de Rodrigues nas pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha.

O candidato tucano teve na corrida eleitoral o apoio de lideranças nacionais de seu partido. Os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) participaram de comícios em Campina Grande. Rodrigues foi vereador por quatro mandatos e também deputado estadual.

Também forte na disputa, a candidata Daniella Ribeiro (PP), que ficou em terceiro lugar, ameaçou tirar o PMDB da disputa no 2º turno.

Perfil do candidato

Nome: Romero Rodrigues Veiga
Partido: PSDB
Nascimento: 09/01/1966
Município de nascimento: Campina Grande (PB)
Ocupação: deputado federal
Vice: Ronaldo Filho (PSDB)
Coligação: Por Amor a Campina (PRB / PSL / PTN / DEM / PSB / PV / PRP / PSDB / PSD / PT do B)

Daniella chegou a exibir em sua propaganda política um vídeo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedia voto para sua candidatura.

O vídeo levou o petista que concorre à Prefeitura de Campina Grande, Alexandre Almeida, a barrar na Justiça Eleitoral sua exibição. Daniella foi eleita vereadora, em 2008, e deputada estadual, em 2010.

No 1º turno, Ruy Jander Teixeira, o juiz da 17ª Zona Eleitoral, mandou prender o diretor financeiro do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, por descumprir ordem  judicial.

Perfil do candidato

Nome: Tatiana de Oliveira Medeiros
Partido: PMDB
Nascimento: 21/07/1966
Município de nascimento: Campina Grande (PB)
Ocupação: médica
Vice: Bruno Roberto (PR)
Coligação: Campina Grande Segue em Frente (PMDB / PR / PHS / PMN / PTC / PPL)

A decisão, suspensa posteriormente pelo TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba), foi tomada após a empresa não retirar do site YouTube um vídeo com ataques ao candidato Romero Rodrigues.

Campina Grande, a 130 km de João Pessoa, é uma das 143 cidades que receberão o reforço de tropas federais para garantir a segurança nas eleições.

Também concorreram na disputa pela prefeitura Artur Bolinha (PTB), Guilherme Almeida (PSC) e Sizenando Leal (PSOL).

UOL Cursos Online

Todos os cursos