Ortiz Junior (PSDB) e Isaac do Carmo (PT) fazem 2º turno em Taubaté (SP)

  • Divulgação/Montagem

    Taubaté leva segundo turno e escolhe Ortiz Júnior (PSDB)

    Taubaté leva segundo turno e escolhe Ortiz Júnior (PSDB)

Apesar de liderar as pesquisas de opinião durante a maior parte da campanha eleitoral em Taubaté (140 km de São Paulo) com vantagem que indicava uma possível vitória direta neste domingo (7), Ortiz Junior (PSDB) irá disputar contra Isaac do Carmo (PT) a primeira eleição em 2º turno da história da cidade localizada no Vale do Paraíba.

Os candidatos tucano e petista disputam a sucessão de Roberto Peixoto (sem partido), que cumpriu seu segundo mandato sob ameaça de afastamento.

Peixoto, que foi eleito pela 1ª vez em 2004 pelo PSDB e reeleito já pelo PMDB em 2008, chegou a enfrentar um processo de impeachment na Câmara de Vereadores em 2011, em razão da suspeita de participar de esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro federal na compra de merenda e na contratação irregular de empresas para fazer a distribuição de medicamentos.

Derrotado por Peixoto na eleição de 2008 --que foi disputada em turno único em razão de Taubaté ter menos de 200 mil eleitores à época, Ortiz Junior, é filho de José Bernardo Ortiz, presidente afastado da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao governo estadual de São Paulo.

José Bernardo teve seus bens bloqueados pela Justiça em 2 de outubro, após ação do Ministério Público paulista que o acusa de improbidade administrativa e formação de cartel em razão de fraudes em uma licitação para compra de mochilas que consumiu quase R$ 35 milhões

Petista

Adversário de Ortiz Júnior, o petista Isaac do Carmo é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região e não tinha experiência anterior em eleições.

O partido chegou a cogitar a realização de prévias, porque Vera Saba, atual vice-prefeita da cidade, poderia apresentar sua candidatura. A aliança com o antigo partido de Peixoto foi o aspecto mais criticado da candidatura petista na cidade.

No entanto, um acordo evitou a disputa interna: Isaac foi apresentado como cabeça de chapa do partido e Vera se candidatou a uma vaga na Câmara Municipal.

O cargo de prefeito de Taubaté foi disputado também por outros três candidatos: Jenis de Andrade (PSOL), Mário Ortiz (PSD) e Padre Afonso (PV).

UOL Cursos Online

Todos os cursos