Dennis Dauttmam (PC do B) e Waguinho (PRTB) vão disputar o 2º turno em Belford Roxo (RJ)

Do UOL, em São Paulo

Dennis Dauttmam (PC do B).e Waguinho (PRTB) vão disputar o segundo turno das eleições pela Prefeitura de Belford Roxo (Região Metropolitana do Rio de Janeiro). O atual prefeito, Alcides Rolim (PT), ficou fora da disputa, em terceiro lugar.

Outros dois candidatos disputavam o cargo: Beto Almada (PSC), Rafael Andrade (PSOL).

A campanha eleitoral em Belford Roxo começou de forma trágica. Em junho, a então pré-candidata pelo PMDB, Maria Lúcia, morreu de infarto aos 59 anos, fato que mudou o cenário político local.

Maria Lúcia era mulher do primeiro prefeito da cidade, Jorge Júlio Costa Santos, o Joca, que foi assassinado no Rio de Janeiro em 1995. Após sua morte, a política foi eleita prefeita da cidade por duas vezes, em 1996 e em 2004.

Com sua morte, o PMDB ficou sem candidato próprio e uniu-se à chapa do PC do B, liderada por Dennis Dauttmam, na coligação “Sempre Belford Roxo”.

Dauttmam é a aposta do PC do B para eleger seu primeiro prefeito no Estado do Rio de Janeiro. O candidato, que já foi do Prona e do PR, lidera uma coligação de nove partidos. O PDT chegou à coligação pelas mãos do ministro do Trabalho, Brizola Neto.

Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, nasceu em 29 de outubro de 1971 em Belford Roxo. Em 2008, foi candidato a vereador e eleito pelo PRTB. Waguinho se lançou candidato a deputado estadual em 2010, sendo o único deputado com origens em Belford Roxo eleito naquela eleição.

Um dos últimos episódios do primeiro turno em Belford Roxo aconteceu na noite do último dia 5, quando foram espalhados pela cidade panfletos contendo ofensas e ataques pessoais  a Dennis Dauttmam. O material não continha assinatura, e gerou revolta do candidato atacado: "Quem não tem moral para atacar à luz do dia, realiza seu intentos nas madrugadas, com medo de serem presos por crime eleitoral." A polícia investiga a autoria dos panfletos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos