Campinas (SP) terá segundo turno entre Jonas Donizette (PSB) e Marcio Pochmann (PT)

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL/Divulgação

    Os candidatos Jonas Donizette (à esquerda) e Marcio Pochmann durante atos de campanha

    Os candidatos Jonas Donizette (à esquerda) e Marcio Pochmann durante atos de campanha

A eleição para a Prefeitura de Campinas (93 km de São Paulo) terá segundo turno. O deputado federal Jonas Donizette (PSB) vai disputar a preferência do eleitorado com o candidato do PT, o ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Marcio Pochmann.

A candidatura de Donizette contou com o apoio do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

A coligação de Donizette, “Toda Força para Campinas”, é composta por oito partidos (PSB, PSDB, PSC, PPS, DEM, PHS, PC do B, PT do B).

Já Pochmann --que estava em terceiro lugar nas pesquisas até a penúltima semana, mas deu uma arrancada nos últimos dez dias-- teve ao seu lado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pochmann, que é professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento durante a gestão de Marta Suplicy (PT) na Prefeitura de São Paulo (2001-2004).

Donizette, que já foi vereador e deputado estadual, chegou a disputar as duas últimas eleições para prefeito de Campinas, em 2004 e em 2008, quando a cidade elegeu e reelegeu Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio, do PDT.

Perfil do candidato

Nome: Jonas Donizette
Partido: PSB
Nascimento: 25/06/1965
Município de nascimento: Monte Belo (MG)
Ocupação: Deputado
Vice: Henrique Magalhães Teixeira (PSDB)

Em 2011, a Câmara cassou o mandato de Hélio, abrindo uma crise política na cidade, com diversas trocas de prefeito.

Hélio foi acusado de omissão diante de um suposto esquema de corrupção denunciado pelo MPE (Ministério Público Estadual).

Na denúncia do MPE que foi aceita pela Justiça, a então primeira-dama Rosely Nassim Jorge Santos era apontada como chefe de uma quadrilha instalada dentro da administração que desviaria recursos públicos.

O vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT), assumiu a administração, mas foi afastado pela Câmara enquanto uma comissão analisava um pedido contra ele, também por não ter impedido o suposto esquema --ambos negam.

O então presidente da Casa, Pedro Serafim (PDT), assumiu a prefeitura, mas Vilagra retornou ao cargo com uma liminar da Justiça.

Perfil do candidato

Nome: Marcio Pochmann
Partido: PT
Nascimento: 19/04/1962
Município de nascimento: Venancio Aires (RS)
Ocupação: Professor de ensino superior
Vice: Adriana Flosi (PSD)

Em dezembro, a Câmara aprovou a cassação de Vilagra, e Serafim tomou posse novamente. Em abril, Serafim foi eleito indiretamente pelos vereadores para um mandato-tampão até o final de 2012.

Ele concorreu nestas eleições e chegou em terceiro.

O atual prefeito chegou a ser apontado pelas pesquisas Ibope como o candidato com o maior índice de rejeição na cidade.

Também disputaram a Prefeitura de Campinas os candidatos Dr. Campos (PRTB), Rogerio Menezes (PV), Arlei Medeiros (PSOL) e Silvia Ferraro (PSTU).

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos