Eleito no primeiro turno sob ataques, Geraldo Julio prega 'paz política' no Recife

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Eleito prefeito do Recife com 51% dos votos válidos neste domingo (7), o socialista Geraldo Julio (PSB) afirmou que espera “paz política” após uma campanha acirrada. Ele foi alvo de duras críticas do candidato do PT, Humberto Costa, durante a campanha eleitoral. Julio disse que pretende conversar com todos os partidos e espera que os candidatos derrotados “desarmem os palanques.”

“A gente quer juntar o Recife num grande projeto. Queremos um ambiente de paz política. Não está na hora de falar de partido A, B ou C. É um conjunto que queremos formar para transformar o Recife”, disse, sendo aplaudido pelos dezenas de correlegionários e políticos que acompanhar a entrevista coletiva.

Geraldo Julio informou que ainda não tem uma data para procurar o prefeito João da Costa (PT) para iniciar a transição, mas anunciou que vai usar a equipe de campanha como grupo de conhecimento da situação da prefeitura. “Não tenho uma data para procurá-lo, mas vou fazer isso nos próximos dias. Não tenho ainda também nenhum secretário escolhido”, disse.

O prefeito eleito ainda aproveitou o momento para agradecer ao povo do Recife, que o elegeu em primeiro turno mesmo sendo um desconhecido do grande público. “O Recife espera uma transformação, melhor saúde, voltar a ter orgulho de dizer que é recifense. Alguns bairros precisam de uma atenção especial e terão a partir de agora”, afirmou, citando que uma das primeiras medidas que tomará será procurar um terreno para a construção do Hospital da Mulher.

Principal padrinho político de Geraldo Julio, o governador Eduardo Campos fez questão de ressaltar que a vitória de Geraldo significa uma vitória da “Frente Popular do Recife.” “Essa frente reúne 14 partidos, que se uniram no projeto. Todos trabalharam em nome de Geraldo, e foi o povo do Recife quem o elegeu, não foi uma pessoa que o indicou”, disse.

Após a entrevista coletiva, Geraldo Julio, Eduardo Campos e vários políticos, a exemplo do ex-adversário Jarbas Vasconcelos (PMDB) participam de comemoração da vitória no Marco Zero, no Recife Antigo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos