Facebook apaga convite de evento contra Russomanno e gera protestos de internautas

Raquel Camargo

Do UOL, em São Paulo

Um ato contra o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, que é organizado por internautas, transformou-se em protesto de usuários da rede social Facebook contra o site. Segundo os organizadores da ação, o Facebook apagou o evento sem explicações, nesta terça-feira (2), após uma denúncia anônima de um usuário.

Batizado "Amor sim Russomanno Não", o evento pretende reunir os participantes vestidos de rosa na Praça Roosevelt, em São Paulo, a partir das 20h de sexta-feira (5).

Russomanno é alvo na internet

  • Divulgação

    Convite para protesto no Facebook

Apesar de a programação estar prevista para a capital paulista, internautas do país também têm divulgado o evento. Em uma das páginas do evento criada já era possível ver mais de 2.300 pessoas confirmadas até o momento de publicação deste texto.

"Há anos São Paulo vem incubando um espírito de resistência, indignação e solidariedade que se manifesta na rede e na rua. São pedestres, ciclistas, trabalhadores, artistas, ativistas, cidadãos que aos poucos se articulam e lutam por uma cidade mais pública, mais humana, mais inclusiva e gentil. Uma cidade com mais amor", diz o texto de convite do festival.

O grupo que promove o evento na cidade não quer ser identificado.

A justificativa é de que não quer associar a ideia do ato a nenhuma pessoa, pois eles afirmam que o objetivo do protesto e o seu conceito foram criados por vários internautas.

"Não dá para apontar quem é o responsável pela ideia. O movimento é apartidário e não é só para o Russomanno, e sim para o que ele representa", afirma um dos criadores do evento, que pediu para não ter seu nome revelado.

Facebook assume erro

O encontro ganhou força no Facebook nesta terça-feira (02), após a divulgação feita por um internauta que diz ter seu evento apagado na rede social por causa de denúncias anônimas.

A assessoria de imprensa do Facebook informou que o evento foi removido indevidamente, mas que já está novamente no ar.

Russomanno informou, por meio de assessoria de imprensa, que não se pronunciaria sobre o evento.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos