Candidatos lamentam cancelamento do debate da TV Globo em São Paulo

Do UOL*, em São Paulo

Os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo comentaram nesta terça-feira o cancelamento do debate que estava marcado para a próxima quinta-feira na TV Globo. Nesta terça (2), a emissora decidiu cancelar o debate. A decisão foi tomada após o candidato do PRTB, Levy Fidélix, conseguir uma liminar na Justiça Eleitoral para garantir a sua participação e a de Carlos Giannazi (PSOL) no debate.

Em nota oficial, a emissora afirma que o cancelamento do evento foi provocado pela "falta de tempo para garanti-lo na Justiça", já que a TV considera que "que seis [candidatos] é o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo". Com a participação de Fidélix e Giannazi, o evento teria oito candidatos. Este seria o último debate antes das eleições de domingo (7), e foi o terceiro encontro entre os candidatos cancelado em São Paulo.

Para o candidato Celso Russomanno (PRB), que fez campanha nesta terça no bairro do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, sua candidatura sai perdendo com o cancelamento do debate. "Eu lamento e sinto falta de debates", disse o candidato, comprometendo-se em seguida a participar de todos os debates a que for convidado se estiver na disputa no segundo turno.

Fernando Haddad, candidato do PT à prefeitura, também mostrou-se frustrado com o cancelamento do programa. Em entrevista concedida durante evento de campanha na zona sul da capital paulista, o petista comentou o assunto e aproveitou para alfinetar seus adversários.

"Eu penso que tem várias maneiras de debater. Horário eleitoral é uma, mas não é mais eficiente para confrontar idéias. Outra coisa é apresentar plano de governo. Infelizmente só nós apresentamos plano de governo até o momento. Tanto Russomanno quanto Serra adiaram para depois da eleição, estranhamente. Se é que eles têm algum", declarou.

Já o tucano José Serra disse que achou “ruim” o cancelamento do debate, mas que respeita a decisão. “Tem certas regras que a emissora estabeleceu, então você vai fazer o que? Eu preferiria que tivesse havido [o debate]”, afirmou após caminhada pelo comércio de Santana, na zona norte da capital.

Sobre se acreditava que a decisão favorecia algum candidato, Serra disse que seria “pretensioso” de sua parte falar sobre o assunto. “Isso a imprensa pode analisar (...) A Globo não fez por causa de nenhum candidato”.

* Com reportagem de Vinícius Segalla, Julianna Granjeia e Débora Melo
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos