Haddad "mente" e faz "esgoto da política", diz Russomanno

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russamanno, acusou o rival Fernando Haddad (PT) de mentir na TV.

"O Haddad mente descaradamente quando diz que eu vou aumentar a passagem de ônibus. Mente descaradamente e não tem vergonha de mentir", disse Russomanno durante visita a uma creche em Interlagos, na zona sul da capital.

A declaração foi feita após uma funcionária da creche, a educadora Lidiana dos Santos Bastos, 27, pedir explicações sobre a proposta de tarifa de ônibus proporcional apresentada por Russomanno, que tem sido criticada em comerciais da campanha petista na TV.

Lidiana contou que pega muitas conduções por dia e que tem "medo" de propostas que alterem o sistema de transportes.

Russomanno, então, disse à educadora que, de acordo com sua proposta prevê tarifa máxima de R$ 3, valor igual ao atual.

"Eu tenho explicado constantemente o que vai acontecer, que o Bilhete Único vai continuar o mesmo, que não vai mudar absolutamente nada, e que as pessoas que andarem menos irão pagar menos", disse Russomanno aos jornalistas.

O candidato do PRB disse ainda que Haddad está faz "esgoto" da política. "Ele vai à televisão na rasteira tentando ganhar a eleição de modo baixo, sujo. É o esgoto da política. Ele faz isso tentando desestabilizar a minha campanha. Não vai acontecer", disse. "Eles estão desesperados", completou.

Russomanno afirmou, em outras ocasiões, que sua proposta de tarifa proporcional funcionaria com um sistema de biometria nas catracas dos ônibus.

"A pessoa entra, põe o dedo, e na hora que for sair põe o dedo de novo. Ela vai pagar o percurso que andou. Se ela usar a integração, vai pagar a tarifa inteira. Se não usar a integração, vai pagar pelo que andou", disse após debate promovido pela TV Gazeta na semana passada.

Creche ligada à Igreja Católica

A creche vistada por Russomanno é mantida por meio de convênio entre a prefeitura e o Centro Comunitário Jardim Autódromo, ligado à Igreja Católica.

A cúpula do PRB, partido de Russomanno, é formada por membros da Igreja Universal do Reino de Deus, assim como a coordenação de sua campanha.

Questionado sobre como será seu relacionamento com as entidades mantidas pela Igreja Católica caso seja eleito, Russomanno respondeu que "vai ser a melhor".

"Desde que o projeto funcione e esteja atendendo a comunidade, vai ser a melhor. Nós vamos investir não só no custeio, mas nas reformas e ampliações que forem necessárias", disse.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos