Elite da Polícia Civil troca tiros durante operação do TRE para fiscalizar propaganda eleitoral no Rio

Do UOL, no Rio

Policiais da divisão de elite da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), trocaram tiros com um suspeito no decorrer de uma operação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para recolher galhardetes, placas, cartazes, entre outros materiais de propaganda eleitoral fixados de forma irregular nas comunidades Grã Pará e Pantanal, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A ação também conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Segundo a PM, o confronto teria sido iniciado pelo suspeito --supostamente um traficante de drogas da região--, que conseguiu fugir. A fiscalização do TRE ocorre dois dias após um atentado contra uma equipe do candidato à Prefeitura de Nova Iguaçu Nelson Bornier (PMDB).

De acordo com o TRE, não há planos quanto a um possível reforço para a segurança pública na região durante as eleições, já que a situação é considerada sob controle. A partir do próximo domingo (30), chegam ao Rio tropas da Marinha e do Exército para "assegurar a realização de campanhas políticas dos candidatos a prefeito e vereador", segundo o Ministério da Defesa. Os militares vão atuar na zona oeste da capital fluminense e no Complexo da Maré, na zona norte.

Fiscalização em Itaboraí

Na quarta-feira (26), fiscais do TRE realizaram a mesma operação contra propaganda eleitoral irregular em Itaboraí, na região metropolitana do Estado. Comandada pelo próprio presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, a ação mobilizou uma equipe de 150 fiscais e 75 homens das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária.

Foram apreendidos cerca de três caminhões com material irregular nos bairros Reta Velha, Morro do Catiço, Rua 40, Rua 100 e Itambi. Nas proximidades de um posto de saúde, os fiscais do TRE apreenderam quatro carros com adesivos de candidatos. De acordo com as investigações do órgão, tais veículos eram utilizados para oferecer serviços diversos em troca de votos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos