A nove dias das eleições, candidatos apostam em quem "conserta Natal" mais rápido

Elendrea Cavalcante

Do UOL, Natal

A dez dias para o primeiro turno das eleições municipais, os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB), respectivamente, segundo as recentes pesquisas, apostam suas últimas fichas na proposta de planos emergenciais para recuperar Natal mais rápido.

À frente, o ex-prefeito Carlos Eduardo, que administrou Natal de 2002 a 2008, aproveita os últimos dias de inserções na TV e propaganda eleitoral para divulgar o “Natal Urgente”. Um programa com início no dia 1º de janeiro e duração de 200 dias com a proposta de fazer uma “faxina” na cidade, se eleito.

“Vamos limpar a cidade, pavimentar as ruas que precisam de asfalto, iniciar o ano letivo e colocar médicos e remédios em todas as unidades de saúde da capital potiguar, colocando-as para funcionar”, disse o candidato.

No rebote, Hermano Morais apresentou esta semana o “Pacto por Natal”. A diferença em relação ao programa de Carlos Eduardo é que o peemedebista promete, se eleito, organizar a cidade em menos tempo (180 dias).

Pesquisas

Na mais recente pesquisa para a prefeitura de Natal, a Consult, divulgada na quinta-feira (27), Carlos Eduardo aparece com 47% das intenções de voto contra 19,2% de seu principal adversário, Hermano Morais. No total, a maioria de Carlos Eduardo sobre os demais candidatos é de 9,3%.

A pesquisa que mais se aproximou de um possível segundo turno foi a Start, divulgada na última terça-feira (25). Nela, Carlos Eduardo aparece com 42,2% das intenções de voto e Hermano com 20,3%. E a maioria de Carlos sobre os demais candidatos é de apenas 2,4%. Nesta, os indecisos somam 10%.

Ainda como parte das últimas cartadas, Carlos Eduardo deixou a esfera municipal para lançar no ar também mazelas do governo Estadual, insinuando a ligação de Hermano Morais com a governadora Rosalba Cialirni (DEM).

Em suas inserções, o candidato do PDT mostra pesquisas que apontam a reprovação do governo de Rosalba pela população nas áreas de educação, saúde e segurança, usando a imagem de Hermano junto à governadora.

O peemedebista não ficou atrás e, depois de massificar em sua propaganda as toneladas de remédios jogadas no lixo na gestão de Carlos Eduardo quando prefeito, Hermano ampliou o foco para expor, por meio de matérias publicadas em jornais à época, a imagem de Carlos Eduardo como um prefeito “difícil de se falar, de se negociar”.

Com a “guerra” a parte entre os dois candidatos, Rogério Marinho (PSDB) enfatiza que os maiores derrotados nesta eleição serão os institutos de pesquisa, que vem divulgando o tucano como o quarto colocado. Rogério tem a convicção de que estará no segundo turno.     

Leia mais sobre as eleições em Natal clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos