'As pessoas não devem falar de quem não conhecem' diz Russomanno sobre dom Odilo

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, afirmou nesta quinta-feira (20), durante caminhada no Tatuapé (zona leste), que não foi ao debate organizado pela Arquidiocese de São Paulo porque considerava necessário uma conversa "pessoal" e "privada" com o arcebispo paulistano, dom Odilo Scherer. Para o candidato, o encontro serviria para que o religioso o conhecesse pessoalmente. "As pessoas não devem falar de alguém que não conhecem. Por isso, eu queria ter uma conversa pessoal, olho no olho, com dom Odilo. Aí sim, me sentiria à vontade para ir ao debate."

Perguntado sobre quais assuntos trataria com o arcebispo, Russomanno disse que seria uma conversa "muito pessoal". "Sou batizado, crismado e já participei de encontros de casais na Igreja [Católica]. Quem me conhece, sabe", afirmou.

No último domingo, dom Odilo orientou os padres de cerca de 300 paróquias a ler na missa um texto sobre "voto consciente", com críticas veladas à candidatura do líder da corrida eleitoral.

A leitura foi resposta a um artigo do presidente do PRB e coordenador da campanha de Russomanno, Marcos Pereira, que ligava a Igreja Católica à distribuição de cartilha anti-homofobia, batizado por evangélicos de "kit gay", elaborado pelo Ministério da Educação na gestão de Fernando Haddad, hoje candidato do PT à prefeitura.

O texto de Pereira, bispo licenciado da Igreja Universal, foi publicado em maio de 2011, mas voltou a circular recentemente nas redes sociais.

Datafolha

O candidato comentou o resultado da pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Datafolha, em que ele aparece na liderança com 35% das intenções de voto. "Fiquei muito feliz e agradecido com a pesquisa. Mas os recebo os números com humildade e pé no chão. Nada está ganho", afirmou.

Promessa

Durante caminhada, no entorno da praça Silvio Romero, Russomanno abraçou e beijou eleitores, comeu empadinha de frango e prometeu a um ambulante --que comercializada óculos escuros-- que irá manter o comércio de rua na cidade e instalar banheiros químicos em todas as feiras livres.

"Você não pode manipular alimento em um lugar onde não há espaço para você fazer sua higiene pessoal, concorda?", perguntou Russomanno ao ambulante.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos