Na estreia na TV em São Paulo e Belo Horizonte, Dilma destaca parceria de petistas com governo federal

Do UOL, em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff apareceu pela primeira vez, na noite desta segunda-feira (10), no horário eleitoral da TV do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e do candidato de Belo Horizonte, Patrus Ananias. Nos dois programas, a presidente destacou a parceria que os petistas podem fazer com o governo federal, se forem eleitos.

Em São Paulo, em 30 segundos, Dilma afirmou que “Haddad é a pessoa certa para comandar a grande transformação de que São Paulo precisa. Juntos podemos consolidar projetos fundamentais do governo federal. Como o Pro-Infância, construindo muitas creches, o Pronatec, trazendo mais ensino técnico, ou o Minha Casa Minha Vida, criando novas moradias. E, sobretudo, o programa de ensino integral Mais Educação, a grande porta do futuro para nossas crianças e jovens”.

Dilma estreia no horário eleitoral de Haddad em São Paulo

O programa de Haddad iniciou falando sobre creches. Acompanhado de sua mulher, Ana Estela, ele aparece ao lado de crianças dentro de uma sala de aula de uma creche em Pederneiras (interior do Estado), construída com os recursos do Pro-Infância.

Haddad disse que pretende construir as 172 creches que ele aprovou dentro do programa Pró-Infância, quando era ministro da Educação. Segundo o candidato, o recurso não foi utilizado porque a prefeitura não fez o cadastro no programa. Ele também afirmou que em quatro anos irá criar 150 mil vagas em creches.

Dilma em Belo Horizonte

Além de estrear na campanha de Haddad, a presidente apareceu na noite desta segunda-feira também na propaganda eleitoral de TV do petista Patrus Ananias, em Belo Horizonte.

Dilma estreia no horário eleitoral dePatrus em Belo Horizonte

“Conheço Patrus há 30 anos. Trabalhamos juntos no governo Lula. Eu vi o papel fundamental que ele teve na criação do Bolsa Família e na condução de toda nossa política social”, disse a presidente.

Dilma manteve o tom do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, nas diversas inserções que fez nos programas de Patrus, destacou sempre o fato dele ter sido o criador e primeiro ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“Como belo-horizontina, eu sentiria muita alegria de ter Patrus como prefeito. Como presidente, teria toda tranquilidade de ter um grande parceiro ao meu lado. Trabalhando por nosso povo e por nossa querida cidade”, afirmou a presidente no programa mineiro.

Dilma também gravou para Eduardo Paes (PMDB), candidato no Rio de Janeiro, no entanto, o programa não foi ao ar hoje.

Os três vídeos foram gravados há algumas semanas, em Brasília. Ficou acertado de que a exibição ocorreria simultaneamente para não gerar críticas por favorecimento de Dilma a um ou outro candidato.

O PT aguardava o melhor momento para a entrada da presidente nas campanhas. Em São Paulo, a expectativa é que o depoimento ajude Haddad a ir para o segundo turno. Já em Belo Horizonte, a subida de Patrus nas pesquisas eleitorais estimulou o partido a antecipar a entrada da presidente no palanque.

Outros candidatos de São Paulo

José Serra (PSDB) dedicou seu horário para explicar suas propostas de acessibilidade. Ele abriu seu programa elogiando o desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas e depois afirmou que pretende integrar a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, do Governo do Estado, ao município.

Celso Russomanno (PRB), líder nas pesquisas, apresentou propostas para a segurança na cidade. Entre elas, o reforço do efetivo da guarda civil metropolitana nas ruas e a união da polícia civil, militar e a guarda civil.

Russomanno afirmou que já foi assaltado e pretende aumentar de 6.000 para 20 mil o efetivo da Guarda Civil Metropolitana.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo.

Em Belo Horizonte, Lacerda elogia modelo de transporte no Rio

O programa eleitoral de do candidato à reeleição em Belo Horizonte, o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB), mostrou a eficiência do transporte coletivo no Rio de Janeiro: os BRTs. A apresentadora informa que a nova modalidade de transporte coletivo começa a funcionar na capital mineira no próximo ano.

A apresentadora ainda realiza uma viagem de 20 quilômetros no ônibus, na capital fluminense, e verifica que demorou 15 minutos no percurso: “De carro, iria demorar 40 minutos”, afirma.

Seguem diversas entrevistas concedidas por usuários do novo transporte implantado no Rio de Janeiro. “Os ônibus são espaçosos e confortáveis”, diz o cidadão fluminense.

“Os BRTs são ótimos”, afirma um conterrâneo do usuário.

A apresentadora explica que, em Belo Horizonte, a partir do próximo ano, serão transportadas 750 mil pessoas por dia.

“Não tem mágica nos nossos números. Tem trabalho sério”, afirma Lacerda na sua aparição no programa. Segundo o socialista, “vamos ter um transporte coletivo de primeiro mundo”.

Na sexta-feira (7), durante debate entre os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, da Rede TV! e Folha, o socialista foi acusado de utilizar “número mágicos” na sua campanha pelo petista.

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos