Em debate Folha Rede TV!, Freixo diz que relação de milícias e Prefeitura do Rio é "profunda"

Do UOL, no Rio

O candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL), voltou a ligar o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), ao crescimento das milícias. Segundo ele, ao falar do transporte alternativo, a relação do governo municipal com os grupos paramilitares "é profunda".

"No transporte alternativo, a relação das milícias com a prefeitura é profunda. Esse é o principal braço econômico da milícia e a prefeitura tem responsabilidade sobre esse crescimento", afirmou no segundo bloco do debate Folha/Rede TV!, nesta quarta-feira (5).

"Esse é um bom debate. As milícias não cresceram sozinhas. Todo miliciano é dono de centro social, e muitos tem parceria com a Prefeitura do Rio. A milícia é uma máfia: eles estabelecem o domínio territorial com um projeto de ocupar o espaço eleitoral. Eles ajudaram a eleger muita gente, é uma máfia com projeto de poder. Basta ver que eles têm bases na Câmara", disse.

Primeiro bloco

Os candidatos do PSDB e do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Otávio Leite e Marcelo Freixo, respectivamente, protagonizaram um duelo particular no primeiro bloco do debate Folha/Rede TV!, promovido na noite desta quarta-feira (5). Os dois trocaram farpas em temas como tributos e gestão da saúde.

Leite abriu o bloco perguntando para Freixo sobre uma de suas propostas sobre o IPTU no Rio. Segundo a argumentação do Tucano, o adversário pretende elevar o valor do tributo. Freixo rebateu a crítica do pleiteante do PSDB ao afirmar que ele estava com problemas de "leitura e aprendizagem".

"A nossa proposta é a de revisar todas as tarifas. É muito caro viver no Rio, principalmente por causa da especulação imobiliária e dos imóveis vazios", afirmou.

Já Rodrigo Maia (DEM) foi incisivo ao defender a gestão do pai, o ex-prefeito César Maia (DEM). Questionado pelo atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), sobre a situação da educação e o fim da aprovação automática (implementada na gestão do pai de Rodrigo Maia), o candidato do DEM respondeu:

"Você nega o seu passado. Você troca de partido e também troca de ideias. Você não tratava assim o ex-prefeito César Maia."

Leia mais sobre as eleições no Rio de Janeiro clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos