Freixo defende critério para uso de dinheiro público no Carnaval do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

Marcelo Freixo, candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, defendeu a prestação de contas de escolas de sambas e critério para uso de dinheiro público no Carnaval da cidade, durante Sabatina Folha/UOL, nesta quinta-feira (30).

"Escola de samba não presta conta de dinheiro público, isso é um escândalo. Ninguém fala isso porque tem medo. Se tem dinheiro público, tem que ter contrapartida cultural, tem que prestar contas do dinheiro público", disse, referindo-se ao fato das agremiações receberem verba do poder público e não terem de discriminar em quais itens o dinheiro foi gasto.

O tema foi levantado, após a polêmica de que o candidato, se eleito, iria interferir nos temas de escolas de samba. "A escola de samba tem direito de escolher o tema que quiser, agora se a escola escolhe ter um patrocinador, fazer propaganda de uma marca, aí ele tira do Estado a necessidade de dinheiro público, porque é um interesse privado. Tem que ter um órgão que fiscalize isso", disse.

Última pesquisa

Freixo aparece em segundo lugar na pesquisa Datafolha/TV Globo divulgada ontem (29). O candidato do PSOL tem 13%, enquanto o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) está em 1º lugar com 53%.

Quem é Marcelo Freixo

Marcelo Freixo tem 45 anos, nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e é formado em História. É professor e foi diretor do sindicato da categoria no Estado. O candidato foi filiado ao PT de 1986 a 2005, quando saiu do partido para integrar o PSOL.

Em 2007, Freixo assumiu o primeiro mandato como deputado estadual após ser eleito com 13 mil votos. Em 2010, ele se reelegeu com 177 mil votos, a segunda maior votação do Estado.

Em 2008, Freixo presidiu a CPI das Milícias, que serviu de base para o roteiro do filme “Tropa de Elite 2”. O personagem Diogo Fraga, um professor de história que se elege deputado, foi inspirado na vida de Freixo.
 

Sabatina Folha/UOL

Marcelo Freixo é o primeiro sabatinado no Rio de Janeiro. Amanhã (31) será a vez de Eduardo Paes. Os dois são os mais bem colocados nas últimas pesquisas.

Os candidatos serão entrevistados por Paula Cesarino, diretora da sucursal da Folha de S.Paulo no Rio, Cristina Grillo, secretária de redação da Folha no Rio, Danuza Leão, colunista do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL. A sabatina Folha/UOL é dividida em três blocos e tem uma hora e meia de duração.

Os internautas podem sugerir perguntas pelo Bate-papo UOL, na página do UOL Notícias no Facebook e pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos