Em Natal, propaganda política tem promessa para saúde, candidatos de Cristo e humor

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

Promessas na saúde, candidatos que se intitulavam defensores da igreja e uma dose de humor deram a tônica no primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a vereador de Natal nesta terça-feira (21).

A maioria das propostas na saúde foram feitas por profissionais da área, como “Solange do Posto” --que defendeu a necessidade de melhorias no atendimento básico. Também integraram o bloco o doutor Vicente Modesto e o doutor Enildo Alves, que já é vereador.

Alves tentou chamar a atenção dos funcionários públicos do setor. “Já fui secretário de Saúde e lutei pelo plano de cargos e carreiras dos trabalhadores da saúde pública e quero continuar buscando essas melhorias." 

Mesmo aqueles sem relação alguma com a área, aproveitaram-se do probelmas nos hospitais e unidades de saúde de Natal para tentar fisgar o eleitorado. Entre os exemplos estão os candidatos Vanilson Ferreira e Adairton Medeiros.

"Candidatos de Cristo"

O primeiro dia de propaganda em Natal também serviu para os eleitores conhecerem “os candidatos de Cristo”.

Professor Auricélio Lucena, Kelly Christina, Missionária Cristiane, Luís Antônio e Bispo Francisco de Assis apresentaram a religião como “ponto-chave” em suas pretensas gestões.

Eleição repete 'dinastias'

  • Arte/UOL

Também surgiram os candidatos defensores de categorias específicas, como Chico Ambulante, Rebecka Glitter --nome usado por Jerisson Felipe de França-- e o guia de turismo Júlio Lima, que prometeu defender as políticas públicas voltadas para o setor na cidade.

Glitter aproveitou seus segundos na TV para falar da importância de uma sociedade sem preconceito.

O horário também contou com a apresentação de Débora Vitória, que se intitulou a vereadora da alimentação e dos feirantes, e Deusir Cavalcante, representante dos trabalhadores do transporte rodoviário.

Cabo e professora no horário eleitoral

Cabo Jeoás, conhecido por ser um dos policiais militares líderes da greve da categoria na Bahia, em fevereiro deste ano, começou a campanha se desvencilhando “da farda” e ressaltando a importância de valores como a ética e o combate à corrupção e às drogas.

“Vocês conhecem a minha luta, a minha história. Terei um mandato pautado na ética e na responsabilidade." 

A professora Amanda Gurgel aproveitou o seu espaço no horário eleitoral gratuito para exibir trecho do vídeo gravado ao denunciar, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a triste situação dos professores do Rio Grande do Norte, com seus baixos salários.

Neste primeiro dia de propaganda, não faltaram os jargões já tradicionalmente conhecidos na política, como “Peço licença para entrar na sua casa e pedir o seu voto”, usado pelos candidatos Jair Dantas e Tawfic. 

Retorno

O candidato Rui Barbosa, que já sentiu o “gosto da política” ao sentar na cadeira de deputado estadual, pede agora para voltar à vida pública na função de vereador.

O vereador Adão Eridan (PR) tenta sua quinta eleição. Assis Oliveira (PR), Júlia Arruda (PSB), Edivan Martins (PV) também estiveram no horário eleitoral pedindo para serem reeleitos.

Quem ainda não teve mandato, buscou voto apoiado no mandato de alguém da família, como  Bertone Marinho, que aproveitou seus segundos para dizer aos eleitores de Natal, que mesmo sem mandato, realiza junto a irmã Gesane Marinho (PSD), deputada estadual, trabalho em mais de 30 comunidades da capital potiguar.

Veja os problemas da cidade

 

Fantasia para chamar a atenção

Apesar de o tempo ser curto, o candidato “Super Moura” não perdeu a oportunidade e se vestiu de super-homem, com luvas de boxe, para chamar a atenção de quem assistia a propaganda e pedir votos.

O sargento Wellington pediu o apoio de policiais e vigilantes e terminou sua apresentação com uma das tradicionais frases do Nordeste. “Não fique na corda bamba e deixe de ‘muganga’ [deixe de brincadeira]”.

Lula da Tapioca deixou a goma de lado para se oferecer candidato e determinado a buscar, se eleito, melhorias na saúde, educação, esporte e lazer.

Dagô --candidato famoso em Natal por andar pelas ruas sozinho, com seu bonecão no carro, pedindo votos para quem vê na frente-- apelou para que as crianças pedissem a seus pais o voto para ele.

Washington Luca aproveitou o destaque das empregadas domésticas na tela da Globo e pediu votos para as “empreguetes e os empreguetos”, encerrando o primeiro horário do primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita cantando a trilha sonora da novela global Cheia de Charmes.

PT de Natal representado por deputada federal

Na TV, a deputada federal pelo PT de Natal Fatima Bezerra pediu ajuda para a população eleger os candidatos a vereador do partido, seguindo o curso da administração nacional.

Mais informações sobre as eleições em Natal clique aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos