Haddad diz que seu programa de governo herdou "muita coisa" da Marta; assista

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que seu programa de governo, apresentado nesta segunda-feira (13), vai dar continuidade a "muita coisa" iniciada pela ex-prefeita e atual senadora Marta Suplicy (PT-SP), como a criação de 20 novos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e a ampliação do Bilhete Único para um modelo de tarifa mensal --ambos marcas da gestão de Marta (2001-2004).

Marta não esteve presente no evento de apresentação do programa e até agora não entrou na campanha do petista. Além do bilhete único mensal e da construção dos CEUs, Haddad apresentou um projeto de infraestrutura urbana para desafogar o trânsito e promover o desenvolvimento das zonas sul e leste da cidade, chamado "Arco do Futuro".

HADDAD FALA SOBRE SEU PROGRAMA DE GOVERNO

O trajeto do arco começa na divisa entre São Paulo e Diadema, na avenida Cupecê, passa pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê e termina na avenida Jacu-Pêssego, na zona leste. De acordo com o candidato, a ideia é acabar com os bairros-dormitório e com o "trânsito caótico" por meio de incentivos para empresas, visando a geração de emprego nessas regiões.

“Nós temos que transformar a Jacu-Pêssego e a Cupecê em uma [avenida] Faria Lima. Essas avenidas não são valorizadas como polo gerador de emprego”, disse Haddad. Segundo o candidato, a ideia é construir ao londo do "Arco do Futuro" parques tecnológicos, centros hoteleiros, dois centros culturais e um parque de exposições.

Segundo o petista, a promessa é reduzir impostos para as empresas que se instalarem nessas regiões. O ISS (Imposto Sobre Serviço) cairia de 5% para 2% e o IPTU poderia ser reduzido a zero.“Vamos transformar rotas de passagem em destino e, para isso, vamos fazer as obras viárias necessárias”. O investimento para as obras viárias ficaria em torno de R$ 20 bilhões, de acordo com Haddad.

Ele diz acreditar que tem condições de dar forma ao projeto em quatro anos. “Mas os impactos são de curto, médio e longo prazo. É uma quebra de paradigmas de 80 anos. O que eu apresentei dá para fazer, não vai ser fácil, mas temos que tirar o atraso.”

Haddad afirmou ainda que vai criar 150 quilômetros de corredores de ônibus, ampliar a oferta de serviços de transporte à noite e aos fins de semana e voltou a falar sobre o bilhete único mensal.

“Esse é um processo de descentralização do desenvolvimento da cidade para levar esperança para a zona leste e para a zona sul”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos