Mineiro diz que Lula ainda analisa presença na campanha em Natal

Elendrea Cavalcante

Do UOL, Natal

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), candidato à Prefeitura de Natal, disse nessa quinta-feira (2) que a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos compromissos políticos do candidato na capital potiguar ainda está em análise.

Circula na cúpula nacional do PT a informação de que, no Nordeste, Lula deve priorizar Recife, onde a disputa ficou nacionalizada após o rompimento com o PSB. Apesar disso, a participação do ex-presidente, que se recupera de um câncer, na campanha será definida até o próximo dia 6.

Mineiro afirmou que mesmo que Lula não venha a Natal, não guardará nenhum tipo de mágoa, pois sabe das condições de saúde do ex-presidente e da prioridade em algumas cidades.

“Eu não posso dizer que Lula e nem [a presidente] Dilma [Rousseff] não estão comigo. Eles estão no meu material de campanha --em banners, santinhos, por exemplo. E a presidente Dilma já faz muito em estar cuidando do Brasil”, disse, lembrando que esteve no início desta semana em São Paulo reunido com o ex-presidente e candidatos a prefeito pelo PT de todo o Brasil.

O petista disse que possui boa relação com Dilma e acredita ser a melhor opção para Natal principalmente por conhecer como os trâmites funcionam em Brasília.

“Eu sou articulado com a política nacional e Natal precisa entender que não se tem uma gestão isoladamente. É preciso trabalhar consórcios com Brasília, principalmente para resolver questões no trânsito, transporte e saúde. E a maneira que teremos para buscarmos auxílio na capital federal é tratarmos de forma conjunta, discutindo e planejando a Região Metropolitana de Natal. A capital potiguar vive na contramão”.

Mais cedo, Mineiro concedeu entrevista a um programa de TV da cidade e foi questionado sobre que prejuízos ele como candidato poderia ter com o mensalão --maior escândalo do governo Lula-- cujo julgamento começa ontem.

“Acredito que não vá influenciar negativamente em nada porque foi uma situação que ocorreu há aproximadamente sete anos. Aliás, penso que não vá influenciar em nada para nenhum candidato do PT pelo país porque o que a população quer ouvir de fato, independentemente de qualquer episódio, é a proposta de cada candidato para sua cidade”, declarou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos