Candidato à reeleição, Ducci é alvo de adversários no 1º debate em Curitiba

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba, nesta quinta-feira (2), foi marcado por ataques conjuntos ao candidato Luciano Ducci (PSB), atual prefeito da capital paranaense. Em diversos momentos Ducci foi criticado - principalmente pelos candidatos Gustavo Fruet (PDT), Rafael Greca (PMDB) e Ratinho Jr. (PSC) – por sua gestão.

Na maioria dos momentos, o atual prefeito destacou os programas e obras realizadas em sua gestão e também a parceria com o governo do Estado, liderado por Beto Richa (PSDB).

“Temos obras por todos os cantos da cidade. Não existe nenhuma obra atrasada em Curitiba. Inclusive as obras do metrô”, disse.

Criticado pela atual crescente da criminalidade na cidade, que hoje é a sexta capital mais violenta do Brasil, Ducci reafirmou a importância da parceria entre governos municipal e estadual.

“Ninguém faz nada sozinho. É impossível o prefeito tratar da segurança sozinho. Eu acredito na parceria com o governo estadual e federal”, disse.

Gustavo Fruet (PDT), que teve problemas com o áudio de seu microfone em dois momentos diferentes, foi o candidato que mais criticou a atual gestão da prefeitura.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Datafolha, Fruet e Ducci aparecem empatados com 23% das intenções de voto. Ratinho Jr. teve 27%. Os três estão empatados tecnicamente já que a margem de erro da pesquisa era de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ratinho Jr. (PSC) também atacou Ducci (PSB), ao afirmar que a prefeitura construiu conjuntos habitacionais que funcionam como “depósitos de pessoas”.

Rafael Greca (PMDB) lembrou em diversos momentos os programas e obras que realizou quando foi prefeito de Curitiba, entre 1993 e 1997.

“Realizamos um amplo trabalho de infraestrutura no Bairro Novo, na Gleba da Ordem e nas Moradias Santa Rita. Vamos fazer mais”, afirmou. “A ideia restaurante popular a R$ 1 embaixo do viaduto do Capanema nasceu do meu coração”, disse.

Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) –que não atingiram 1% das intenções de voto na pesquisa do Datafolha– destacaram seus programas de governo.

Moraes levantou a bandeira nacional de seu partido e defendeu a implantação do aerotrem em Curitiba. Meirinho repetiu o slogan de sua última campanha “por uma cidade sem catracas” e “pela desprivatização da cidade”.

O debate foi dividido em cinco blocos, com participação apenas dos candidatos de partidos que têm representação no Congresso Nacional.

UOL Cursos Online

Todos os cursos